Requiem por um Sonho Livro
de Hubert Selby Jr.
Sobre
o LivroBronx, anos 70. Avassaladora viagem ao lado negro do sonho americano e ao universo junkie, Requiem por Um Sonho (1978) é um livro de tirar o fôlego e do qual não se sai ileso.
Neste romance adaptado ao cinema por Darren Aronofsky em 2000, quatro vidas autodestroem-se, movidas por vícios e ilusões a que ninguém está imune: da obsessão de Harry e Tyrone pelo dinheiro fácil, alimentada pela heroína, à fama desejada por Marion e aos sonhos televisivos da velha Sara, em technicolor como as suas anfetaminas.
Triunfo das dependências sobre o espírito, do materialismo sobre a dignidade, da credulidade sobre o discernimento, este livro-bomba-relógio abate-se sobre o leitor, estilhaçando a ilusória convicção de se estar a salvo num mundo tão desumano e frio como um Inverno em Nova Iorque. Uma obra de culto, negra e brutal.
Lou Reed
New York Times Book Review
«Um grande autor americano, da craveira de William Burroughs e Joseph Heller.»
Los Angeles Times
Com adaptação para o cinema, esta obra de escrita frenética, de Selby Jr. vai retratar a vida de 4 pessoas, e a forma como cada uma se conduz no mundo viciante da adição a drogas. Inserido na década de 70, em bronx, não podia ser melhor caracterizado aqui neste livro, o declínio do indivíduo e da sociedade. É engraçado perceber até onde o desejo de “termos uma vida melhor” nos pode levar, e estas 4 personagens levam-nos consigo na sua viagem de autodestruição!