Relâmpago - Revista de Poesia nº 11

Carlos de Oliveira

editor: Fundação Luís Miguel Nava, abril de 2003
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
Nascido no Brasil em 1921, de pais portugueses, Carlos de Oliveira vem para Portugal com dois anos. A família fixa-se na Gândara (que marcará profundamente a sua obra de poesia e ficção), onde o pai exerce como médico. Irá mais tarde para Coimbra, onde toma contacto com vários outros jovens, constituindo-se aí o grupo que dará início ao movimento neo-realista. O seu primeiro livro, "Turismo", foi publicado em 1942, na colecção Novo Cancioneiro. Em 1947 conclui a licenciatura em Histórico-Filosóficas e muda-se para Lisboa em 1948, casando-se um ano depois com Ângela Oliveira. Trabalha nas redações do Jornal do Comércio e da revista Eva, dedicando-se em exclusivo à escrita a partir de finais da década de 60. Uma obra de grande rigor e depuração verbal, que reescrevia à medida que fazia novas edições (o ensaio de Rosa Maria Martelo inserido na revista, e intitulado ""Retrato do artista enquanto reescritor" aborda esse lado), uma obra que " à medida que os anos passam, tem adquirido um relevo e uma importância que a publicação de cada um dos seus livros só em pequenos círculos de leitores ia alcançando." (Pequeno Roteiro da História da Literatura Portuguesa) Morreu em Lisboa em 1981.

Carlos de Oliveira é um dos maiores poetas portugueses (e ficcionista). Manuel Gusmão, no ensaio que lhe dedica neste número da "Relâmpago não hesita mesmo em afirmar: "Carlos de Oliveira (...e Herberto Helder) aparecem-me desde há muito como dois dos pólos mais poderosos do sistema constelar da poesia portuguesa posterior a Pessoa, se é que não do século XX."

Para além de Manuel Gusmão e Rosa Maria Martelo, há ainda ensaios de José Ricardo Nunes e Pedro Eiras, duas cartas de Carlos de Oliveira, testemunhos de Armando Silva Carvalho, Augusto Abelaira, Eduarda Dionísio, Eduardo Prado Coelho, Fernando Lopes, Fernando Pinto do Amaral, José Manuel Mendes, Margarida Gil, Nuno Júdice e Urbano Tavares Rodrigues. E ainda fotografias, fac-símiles de poemas, as capas dos livros, uma bibliografia e uma curta nota biográfica.

Como acontece nos outros números, este nº 11 da "Relâmpago" dá-nos também a ler poesia inédita. De A. M Pires Cabral, Adília Lopes, António Franco Alexandre e Sandro Penna. E recensões críticas aos mais recentes livros de Ana Hatherly, António Osório e José Bento, e à edição da poesia completa de Luís Miguel Nava.

Relâmpago - Revista de Poesia nº 11

Carlos de Oliveira

Propriedade Descrição
ISBN: 977087395010
Editor: Fundação Luís Miguel Nava
Data de Lançamento: abril de 2003
Idioma: Português
Dimensões: 160 x 240 x 20 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 224
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Revistas Literárias
EAN: 977087395010
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável