Rating Social
Análise do valor económico-laboral nas organizações empresariais
de José Eduardo Carvalho
editor:
Universidade Lusíada Editora, abril de 1999
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Para os Açores e Madeira, a oferta de portes é sempre aplicável.
Em todos os casos, a ofertas de portes é válida para encomendas até 10 kg.
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A problemática do emprego/desemprego tem actualmente um tal grau de complexidade que, certamente, nunca chegará o dia em que todos os estudos e análises estejam concluídos e, tão pouco, todas as condições reunidas, para solucionar integralmente o problema.
As exigências de novos tipos de capacidades e de competências-chave, ou nucleares, do factor humano postula uma mudança de paradigma na forma de organizar o trabalho e dirigir as pessoas. A combinação de tecnologias modernas com antigos modos de gestão do factor humano é a forma de organização mais prejudicial em termos de produtividade e rentabilidade e, consequentemente, de competitividade.
Mas, porque as pessoas numa organização são o factor crucial para atingir resultados associados a uma estratégia competitiva, duas questões se colocam:
-Que qualidade de desempenho tem de demonstrar a empresa, enquanto organização humana, para ser competitiva?
- Como notar a performance da organização económico-laboral, no sentido de diferenciar a empresa que compete com estratégia de qualidade do valor humano, daquela que compete com estratégia de redução de custos do pessoal?
A presente obra está estruturada no sentido de contribuir para as respostas às questões formuladas. Com este objectivo cria-se o conceito "rating-social": uma análise multicritério que, à semelhança do "rating" financeiro, avalia o risco do factor humano no cumprimento das metas da empresa. (J. Eduardo Carvalho)
1. O problema
1.1. Problemática do desemprego
1.2. O novo metabolismo empresarial
1.3. Perspectiva do projecto
2. Circularidade funcional entre e económico e o social
2.1. O jogo dos actores empresarias
2.2. Os dilemas ou valores opostos
2.3. Estudo empírico da performance sócio-económica
2.4. Linhas de força do capítulo 2
3. Emergência do valor humano no mesosistema empresarial
3.1. Os juízos de valor
3.2. Modelo de racionalidade na análise do valor económico-laboral
3.3. Estudo exploratório da análise do valor económico-laboral
3.4. Linhas de força do capítulo 3
4. Activação de esquema de notação da performance económico-laboral (rating social)
4.1. Sistemas de notação empresarial (rating)
4.2. Modelo analógico postulado para notação da performance económico-laboral
4.3. Estudo exploratório do "rating-social"
4.4. Linhas de força do capítulo 4
5. Reflexão final
5.1. As mudanças necessárias
5.2. Da utopia ao projecto
5.3. Síntese das linhas de força
As exigências de novos tipos de capacidades e de competências-chave, ou nucleares, do factor humano postula uma mudança de paradigma na forma de organizar o trabalho e dirigir as pessoas. A combinação de tecnologias modernas com antigos modos de gestão do factor humano é a forma de organização mais prejudicial em termos de produtividade e rentabilidade e, consequentemente, de competitividade.
Mas, porque as pessoas numa organização são o factor crucial para atingir resultados associados a uma estratégia competitiva, duas questões se colocam:
-Que qualidade de desempenho tem de demonstrar a empresa, enquanto organização humana, para ser competitiva?
- Como notar a performance da organização económico-laboral, no sentido de diferenciar a empresa que compete com estratégia de qualidade do valor humano, daquela que compete com estratégia de redução de custos do pessoal?
A presente obra está estruturada no sentido de contribuir para as respostas às questões formuladas. Com este objectivo cria-se o conceito "rating-social": uma análise multicritério que, à semelhança do "rating" financeiro, avalia o risco do factor humano no cumprimento das metas da empresa. (J. Eduardo Carvalho)
1. O problema
1.1. Problemática do desemprego
1.2. O novo metabolismo empresarial
1.3. Perspectiva do projecto
2. Circularidade funcional entre e económico e o social
2.1. O jogo dos actores empresarias
2.2. Os dilemas ou valores opostos
2.3. Estudo empírico da performance sócio-económica
2.4. Linhas de força do capítulo 2
3. Emergência do valor humano no mesosistema empresarial
3.1. Os juízos de valor
3.2. Modelo de racionalidade na análise do valor económico-laboral
3.3. Estudo exploratório da análise do valor económico-laboral
3.4. Linhas de força do capítulo 3
4. Activação de esquema de notação da performance económico-laboral (rating social)
4.1. Sistemas de notação empresarial (rating)
4.2. Modelo analógico postulado para notação da performance económico-laboral
4.3. Estudo exploratório do "rating-social"
4.4. Linhas de força do capítulo 4
5. Reflexão final
5.1. As mudanças necessárias
5.2. Da utopia ao projecto
5.3. Síntese das linhas de força
Propriedade | Descrição |
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ISBN: | 9789728397050 |
Editor: | Universidade Lusíada Editora |
Data de Lançamento: | abril de 1999 |
Idioma: | Português |
Dimensões: | 150 x 230 x 20 mm |
Encadernação: | Capa mole |
Páginas: | 276 |
Tipo de produto: | Livro |
Coleção: | Teses |
Classificação temática: | Livros em Português > Economia, Finanças e Contabilidade > Economia |
EAN: | 9789728397050 |
Idade Mínima Recomendada: | Não aplicável |
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