Rainha D. Amélia

Uma Biografia

de José Alberto Ribeiro
editor: A Esfera dos Livros, maio de 2013
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO
Amada por uns, odiada por outros, D. Amélia de Orleães, a última rainha de Portugal, viveu num mundo em grandes transformações políticas, sociais e culturais. Princesa de França, mas portuguesa de coração, assistiu ao assassinato do marido e do filho, príncipe herdeiro, a tiro de carabina em pleno Terreiro do Paço e ao fim da monarquia num país que a havia acolhido com entusiasmo. Rumou ao exílio primeiro em Inglaterra depois em França, viveu a Primeira Guerra Mundial, resistiu contra a ocupação nazi, recusando deixar o país que a acolhera e que também era seu. Contudo, apesar da tragédia que marcou o seu quotidiano, D. Amélia orientou a sua vida pela divisa que escolheu para si: Esperança. José Alberto Ribeiro, diretor da Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, um apaixonado pela figura desta rainha alta e de personalidade forte, traz-nos uma biografia reveladora de factos e acontecimentos até agora ignorados ou silenciados sobre a sua vida. Após anos de pesquisa em arquivos nacionais e estrangeiros, nomeadamente no Arquivo Nacional de França, em Paris, da leitura dos diários privados da rainha, escritos ao longo de 65 anos, desde que chegou a Portugal até ao fim dos seus dias, o autor reconstituiu a vida e o quotidiano de D. Amélia.

Rainha D. Amélia

Uma Biografia

de José Alberto Ribeiro

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896264727
Editor: A Esfera dos Livros
Data de Lançamento: maio de 2013
Idioma: Português
Dimensões: 162 x 235 x 19 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 360
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > História > História de Portugal Livros em Português > Literatura > Biografias
EAN: 9789896264727

Uma lição de vida

Maribel Correia

Uma leitura gratificante. Mostra-nos uma mulher forte, uma mulher que soube amar, apesar do sofrimento e dor que esse sentimento lhe trouxe. Amou a sua terra natal e amou Portugal, mas também dirigiu os seus sentimentos à sua família como qualquer mãe e esposa. A documentação é abundante e a sua apresentação revela cuidado e qualidade. Uma história de vida e um livro inspirador.

"La grand"

José A.

Excepcional livro sobre a vida de uma pessoa "real" e com a noção de que tinha uma missão na vida! É com orgulho que afirmo que foi rainha do nosso Portugal!

Biografia fantástica

J. Bandeira dos Santos

Uma biografia sobre uma mulher extraordinária, tanto para Portugal como para o seu país de origem, a França. De leitura muito fácil, oferece uma visão abrangente da personalidade desta Rainha, fica claro o amor que tem por Portugal e um amor de mãe incrível numa mulher que viu ambos os filhos morrer.

Excelente biografía

Gabriel Porras

No sólo el rigor sino el método y la enorme cantidad de documentación estudiada, hacen de este trabajo un excelente libro y una lectura, además, amena y agradable. Muito interessante!

Fabuloso

Marta Correia da Cruz

De fácil leitura e muito bem escrito. Entusiasmante

SOBRE O AUTOR

José Alberto Ribeiro

Doutorado em História da Arte pela Faculdade de Letras de Lisboa e Diretor do Palácio Nacional da Ajuda desde 2013 e do Museu do Tesouro Real desde 2022. Enquanto Diretor do Palácio Nacional da Ajuda exerceu funções inerentes à gestão do Museu, programação cultural e cocomissariado de várias exposições, responsável pelos apoios mecenáticos concedidos ao museu para restauro de salas, musealização de novos espaços, estabelecimento de parcerias com universidades, entre outras áreas. Foi o coordenador da criação do Museu do Tesouro Real.
É autor ou coautor de livros e estudos publicados em revistas ou livros de História de Arte e Património. Tem orientado as suas investigações nos campos da Museologia, história do colecionismo e da arte portuguesa dos séculos XIX-XX, com particular atenção aos membros da Casa Real Portuguesa e as suas práticas culturais e artísticas.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU