Quinhentos Folhetins II

Livro 1

de José-Augusto França

editor: INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda, abril de 1993
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Nestas colunas que para muita coisa servem ou pretendem servir - quanto mais não seja para de tais coisas ficar traço que algum dia se desenterre. Registo que vá ficando, na suposição, nem optimista, nem pessimista, de valer a pena, para o autor tanto quanto, mais ou menos mas sempre diferentemente, para os leitores. A verdade é que a história se faz de pequenas notas e lembranças, no cruzamento tecido delas, caçadas na altura dos acontecimentos ou apanhadas, depois, nas voltas da memória, fiel ou infiel, como todas as memórias. São linhas e entrelinhas que o autor destes textos (ou pretextos) sempre, em divertimento, oferece a quem as queira - e não é a mais nunca obrigado, porque tão pouco alguém é forçado a lê-los. Ao contrário do que a documentos oficiais sucede. De estruturas, embora nem sempre pareça, se ocupa então o autor destes folhetins, pouco a pouco, texto a texto, tecendo, como se não se desse por isso, ou por isso não quisesse dar, uma informação que o seja, real, mesmo indirectamente, do estado da questão. Daí a variedade das coisas de que fala e dos registos em que o faz. Nunca ninguém sabe onde a informação vai parar. Tal a moralidade da história a tirar destes folhetins. A História propriamente dita, da arte ou de outra coisa, essa nunca a tem nem pode ter. Que só "o erro mudou", com o tempo (1985).

Quinhentos Folhetins II

de José-Augusto França

Propriedade Descrição
ISBN: 9789722705257
Editor: INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda
Data de Lançamento: abril de 1993
Idioma: Português
Dimensões: 160 x 239 x 27 mm
Páginas: 440
Tipo de produto: Livro
Coleção: Arte e Artistas
Classificação temática: Livros em Português > Arte > História da Arte
EAN: 9789722705257
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
José-Augusto França

José Augusto Rodrigues França (1922-2021) nasceu em Tomar, a 16 de novembro de 1922, foi um historiador, sociólogo e crítico de arte português.
Licenciado em Ciências Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Letras de Lisboa (1944). Partiu para Paris como bolseiro do estado francês em 1959 (até 1963), tendo estudado com Pierre Francastel. Obteve os graus de doutor em História pela Universidade de Paris em 1962 – "Une Ville des Lumères: la Lisbonne de Pombal" –, e de doutor em letras pela mesma universidade em 1969 – "Le Romantisme au Portugal".
O seu interesse pela pintura manifestou-se em 1946 na sequência de viagens a Espanha e Paris, tendo realizado outras viagens à Europa e às Américas até se fixar em Paris em 1959. Nas décadas de 1940 e 1950 foi uma das figuras mais dinâmicas e influentes da vida cultural portuguesa. Entre 1947 e 1949 participou nas atividades do Grupo Surrealista de Lisboa, tendo um papel polémico de oposição aos neorrealistas. Na década seguinte seria um defensor da arte abstrata, cujo primeiro salão nacional organizou, na Galeria de Março, que dirigiu entre 1952 e 1954. Publicou os seus primeiros artigos de crítica de arte no Horizonte, Jornal das Artes, tendo a partir daí uma extensa colaboração em jornais e revistas da especialidade de onde podem destacar-se: Unicórnio (1951-1956); Art d’Aujourd’hui; KWY; Colóquio/Artes (que dirigiu entre 1970 e 1996); etc. Dirigiu o Centro Cultural Português em Paris (1980-86). O seu nome também consta na lista de colaboradores da Revista Municipal (1939-1973) publicada pela Câmara Municipal de Lisboa.
Lecionou na Sociedade Nacional de Belas Artes. Foi professor catedrático da Universidade Nova de Lisboa (desde 1974), onde criou os primeiros mestrados de História de Arte do país. Antigo presidente da Academia Nacional de Belas Artes, membro do Comité Internacional d’Histoire de l’Art e presidente de honra da Association Internationale des Critiques d’Art.
Autor de referência na área das artes visuais e da cultura em Portugal, entre as suas obras destacam-se os estudos sobre a arte em Portugal nos Séculos XIX e XX, as monografias sobre Amadeo de Souza-Cardoso e Almada Negreiros, além de outros volumes de ensaios de interpretação e reflexão histórica, sociológica e estética sobre problemas da arte contemporânea.
Na domínio da ficção, publicou um primeiro romance em 1949, Natureza Morta, seguindo-se, em 1958, um livro de contos. Depois de um prolongado interregno, voltou a publicar com mais regularidade, podendo nomear-se obras como Buridan (2002), A Bela Angevina (2005), José e os Outros (2006), Ricardo Coração de Leão (2007), João sem Terra (2008) e A Guerra e a Paz (2010).

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