Quarto de Despejo

Diário de uma favelada

de Carolina Maria de Jesus

idioma: português do brasil
editor: Ática, janeiro de 2021
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
Do diário da catadora de papel Carolina Maria de Jesus surgiu este autêntico exemplo de literatura-verdade, que relata o cotidiano triste e cruel da vida na favela. com uma linguagem simples, mas contundente e original, a autora comove o leitor pelo realismo e pela sensibilidade na maneira e contar o que viu, viveu e sentiu durante os anos em que morou na comunidade do Canindé, em São Paulo, com seus três filhos.

Ao ler este relato - verdadeiro best-seller no Brasil e no exterior -, você vai acompanhar o duro dia a dia de quem não tem amanhã. E vai perceber com tristeza que, mesmo tendo sido escrito na década de 1950, este livro jamais perdeu sua atualidade.

Quarto de Despejo

Diário de uma favelada

de Carolina Maria de Jesus

Propriedade Descrição
ISBN: 9788508171279
Editor: Ática
Data de Lançamento: janeiro de 2021
Idioma: Português do Brasil
Dimensões: 214 x 136 x 14 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 200
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Memórias e Testemunhos
EAN: 9788508171279
e e e e e

Recomendado, num exercício de empatia. Do que está por fazer.

Alexandre Júlio

Luis Inácio Lula da Silva retomará em Lisboa em 2023 a História de Fernando José Salgueiro Maia em 25/Abril/1974. Os portugueses levaram para o Brasil os antepassados de Carolina Maria de Jesus. O diário descreve uma favelada entre 1955 e o 1º dia de 1960, na antiga capital do Brasil (e de Portugal). Chegou mais cedo a Londres e a Nova Iorque, do que a Lisboa, apesar da necessária tradução. Recomendo a edição inglesa de 1962 e o prefácio de David St. Clair. "Child of the Dark" é um documento histórico e diplomático, apesar da sua atualidade. Com "Paixão pela Educação", "Ordem e Progresso", pode ser lido por crianças com 4 anos de escola. A escritora só teve dois. Portugal esqueceu o Relatório sobre o "Curso Internacional de Pedagogia Científica" que o Prof. Ricardo Rosa y Alberty escreveu e a Doutora Maria Montessori apreciou. Ao longo do último século, os Professores portugueses foram sábios na sugestão do Plano de Leitura?

Carolina Maria de Jesus

Carolina Maria de Jesus (1914-1977) nasceu em Minas Gerais e mudou-se para São Paulo em 1947. Aí, começou por trabalhar em casa de um conceituado cardiologista, onde teve acesso a uma biblioteca que pôde ler. Mais tarde, prescindindo de presenças maritais, sustentou-se e aos filhos como catadora de papéis e construiu a sua própria casa na favela do Canindé. Com apenas dois anos de escolaridade, escreveu prosa, poesia, teatro; e Quarto de despejo, um diário dessa existência periférica, vendeu na época mais de um milhão de exemplares, sem que os valores recebidos pela autora fossem suficientemente justos para a retirar dessa vida violenta e reprimida.

(ver mais)