Qualidade Hidráulica e Deteriorações em Fundações de Barragens de Betão

de A. Torres Mascarenhas

editor: LNEC, novembro de 2005
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
É um objectivo fundamental no domínio da Engenharia de Barragens preservar o complexo barragem-fundação da ocorrência de deteriorações, isto é, assegurar a garantia da qualidade estrutural durante a vida da obra incluindo as fases de projecto e execução.

A experiência existente em deteriorações observadas em barragens de betão ilustra claramente a importância das fundações na ocorrência de cenários de incidente e a sua relevância na ocorrência de cenários de acidente.

Na vertente do comportamento hidromecânico das fundações é prioritário assegurar a efi ciência das obras de impermeabilização e de drenagem, sendo tal fundamental para a garantia da qualidade e segurança hidráulica das fundações. Assim, exige-se um projecto hidráulico bem fundamentado das fundações, assim como a sua observação hidráulica e mecânica ao longo da vida das obras. A não observância destes requisitos pode induzir a existência de subpressões e caudais não admissíveis na fundação e assim a necessidade de realização de obras de reabilitação.

O Engenheiro Abel Mascarenhas, Investigador-Coordenador deste Laboratório, tem conduzido ao longo da sua carreira importantes estudos no domínio da hidráulica das fundações, de que este livro é um exemplo a salientar no âmbito da qualidade hidráulica das fundações. No desenvolvimento dos estudos referidos, o autor contou sempre, através do LNEC, com a colaboração e o interesse do Instituto Nacional da Água (INAG) e da Electricidade de Portugal (EDP), duas das mais importantes instituições portuguesas na área das barragens, agora também manifestados com o patrocínio desta publicação, o que muito me apraz registar.

Prefácio: Carlos Alberto de Brito Pina

Descritores: Barragem de betão / Fundação de barragem / Comportamento hidromecânico / Qualidade hidráulica / Deterioração / Projecto hidráulico / Cortina de impermeabilização / Drenagem de fundações / Observação de barragens / Segurança de barragens / Reabilitação

Qualidade Hidráulica e Deteriorações em Fundações de Barragens de Betão

de A. Torres Mascarenhas

Propriedade Descrição
ISBN: 9789724920412
Editor: LNEC
Data de Lançamento: novembro de 2005
Idioma: Português
Dimensões: 210 x 300 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 140
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Engenharia > Engenharia Civil
EAN: 9789724920412
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável