Psicologia Ambiental

de Jean Morval

editor: Instituto Piaget, janeiro de 2009
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
Actualmente, ninguém pode ignorar, a influência do ambiente sobre a sociedade e os indivíduos.

No entanto, os psicólogos interessaram-se muito pouco pela dinâmica complexa entre o ambiente e o comportamento humano. Nesta obra, Jean Morval faz o ponto sobre o desenvolvimento da psicologia ambiental, um domínio que, desde há alguns anos se debruça especificamente sobre as transacções entre os indivíduos e o seu quadro de vida. Após a indispensável recapitulação dos conceitos-base, tais como o de espaço pessoal e de regulação de intimidade, o autor analisa os diferentes processos psicossociais em marcha nas trocas entre as pessoas e o seu ambiente: o barulho, a poluição, o calor, a multidão, etc.

Por outro lado, o leitor é convidado a familiarizar-se com a noção de apropriação de espaço, que é objecto das investigações mais recentes neste domínio, dos seus laços com a motivação para com o trabalho e a afirmação identitária. Como corolário, este livro aborda as questões delicadas da mobilidade e da autonomia na pessoa idosa, abrindo assim a reflexão sobre o envelhecimento demográfico e a manutenção da qualidade de vida.

Psicologia Ambiental

de Jean Morval

Propriedade Descrição
ISBN: 9789727719945
Editor: Instituto Piaget
Data de Lançamento: janeiro de 2009
Idioma: Português
Dimensões: 158 x 232 x 8 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 140
Tipo de produto: Livro
Coleção: Epigénese, Desenvolvimento e Psicologia
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Psicologia
EAN: 9789727719945
e e e E E

excelentes pistas para aprofundamento do tema da Psicologia Ambiental

Laurinda Ferreira

Interessante como introdução ao tema, para quem não sabe nada sobre o assunto. Contém imensas pistas para pesquisas. Mas efectivamente uma introdução pouco aprofundada e direccionada para situações e contextos específicos, que não eram os que buscava. De qualquer forma, útil como início de estudo ao tema.