Proslogion
Do Livro em Favor de um Insensato, de Gaunilo, e do Livro Apologético
de Costa Macedo e Sto. Anselmo
Sobre
o LivroO "Proslogion" é, segundo o próprio autor, resultado do seu desagrado em relação à argumentação que apresentou na obra anterior, Monologion. O objectivo do "Proslogion" é, assim, encontrar agora um único argumento e não vários, um argumento que possua uma tal força racional que dispense qualquer outro e, a partir do qual, portanto, possa provar, racionalmente, a existência de Deus assim como os seus atributos. Com efeito, não só prova a existência desse Ser «maior do que o qual nada pode ser pensado» e a impossibilidade lógica do ateísmo, como apresenta os seus atributos.
Nesta tentativa de provar racionalmente a existência de Deus, afasta argumentos da revelação, interligando, no entanto, visão e contemplação.
A obra é constituída pelo Proémio a que se seguem XXVI capítulos.
O texto move-se no domínio da ontologia e da gnoseologia.
Esta edição inclui ainda, de Gaunilo, Livro em favor de um Insensato e de Santo Anselmo, o Livro Apologético em que este responde às objecções de Gaunilo.
Tradução, introdução e comentários de Costa Macedo
Infelizmente, existem poucas traduções para Português de textos da escolástica medieval. Este livro procura resposta a essa lacuna, disponibilizando uma versão portuguesa de um dos trabalhos de teologia mais importantes do medievo Cristão. Santo Anselmo influenciou profundamente o debate do seu tempo e dos séculos seguintes. A sua leitura constitui assim um importante passo para a compreensão da história do pensamento ocidental.
Considero a época medieval fantástica. A procura da fé através da razão é difícil, exigente e muito filosófica. Esta obra de S. Anselmo é um exemplo de fé e um grande testemunho intelectual! A par de S. Agostinho e S. Boaventura, S. Anselmo é uma padre que admiro muito! Amanhã celebraremos a sua memória liturgicamente.