Propagação e mitigação de vibrações de baixa frequência geradas por comboios de alta velocidade
de João Mateus da Silva
Sobre
o LivroEm Portugal serão construídas, nos próximos anos, algumas centenas de quilómetros
de vias férreas de alta velocidade. As exigências associadas a estas linhas, em
particular no que concerne a tolerâncias de fabrico, são, naturalmente, mais restritivas
que as das linhas férreas tradicionais, onde circulam comboios de carga e de
passageiros a velocidades mais reduzidas.
Em diversos países tem-se verificado que a conjugação de velocidades elevadas de
circulação com determinadas características dos solos de fundação conduz a
fenómenos de amplificação dinâmica das deformações resultantes da circulação dos
comboios.
As linhas de alta velocidade, em Portugal, terão inevitavelmente de atravessar zonas
onde a velocidade de circulação se pode associar com as condições desfavoráveis
das fundações criando os fenómenos dinâmicos referidos.
O presente Programa de Investigação situa o problema da circulação dos comboios
de alta velocidade sobre solos moles, faz uma revisão dos métodos existentes para a
previsão e análise do fenómeno, e analisa as medidas de mitigação existentes.
Em resultado da análise do problema são perspectivadas diversas linhas de
investigação que têm como objectivo: a identificação dos factores que contribuem e
condicionam a geração e propagação das vibrações; o desenvolvimento de
ferramentas de análise e previsão; a identificação e estudo das zonas que, estando
no traçado das linhas de alta velocidade em Portugal, possuem as características que
potenciam o desenvolvimento do fenómeno e, finalmente, conjugando o
conhecimento resultante dos tópicos anteriores, a análise das medidas de mitigação
mais adequadas para os casos identificados.
Por último, é apresentado um Programa de Pós-Graduação, onde são concretizadas
as linhas de investigação propostas, sob a forma de planos de enquadramento de
recém-licenciados, de teses de mestrado e de doutoramento.
Descritores: Linha férrea / Comboio de alta velocidade / Fundação da via férrea / Solo
brando / Propagação de vibrações / Controle de vibrações /
Deformabilidade da via férrea / Solicitação dinâmica de solos / Programa
de investigação / PT