Promover a Vida Livro
de Marie-Françoise Collière
Sobre
o LivroA subordinação da prática profissional de enfermagem à determinação do papel desempenhado pela «enfermeira» leva a questionar as razões das dificuldades em identificar a prestação e o serviço de enfermagem.
Este livro é o longo percurso de um caminho que mergulha na sombra de um passado longínquo mas se abre nos dias de hoje afim de melhor apreender o prelúdio dos recentes «cuidados de enfermagem».
Uma melhor compreensão deste passado permite apreender a significação original e primordial dos cuidados: a de manter, promover, desenvolver tudo o que existe ou tudo o que sobra de potencial de vida nos seres vivos. Elaborada particularmente pelas mulheres, em torno da fecundidade, a função dos cuidados viu a sua concepção profundamente modificada com o surgir da era cristã e a emergência da medicina «científica», Despojada dos seus saberes, privada de uma renovação de conhecimentos, esparsa em tarefas dissociadas, a função dos cuidados torna-se uma função subalterna desprovida do seu valor social e económico até ao dia em que, sob o impacto da pressão médica, se transforma em função de «tratar».
No entanto «cuidar», «tomar conta da vida» é tão vital para os homens de hoje como foi para os de ontem. Quem vai assumir esta função insubstituível, que em nenhuma parte do mundo se sabe como dispensar? Caminho aberto para a profissão de enfermagem, que após um século de profissionalização ainda procura a sua identidade: a identidade do seu campo de competência, a identidade dos cuidados de enfermagem.
Excelente obra para quem está a fazer o complemento de formação... e não só! Recomendo vivamente!