Prémio João de Almada 25 Anos Livro
Sobre
o LivroO Porto ostenta o galardão de "Património Mundial da Humanidade". Se por um lado nos enche de orgulho, por outro, aumenta a nossa responsabilidade na preservação e recuperação do Património. Trata-se de uma Missão que a cidade deve encarar como coletiva e como permanente, cabendo à Câmara Municipal do Porto a liderança deste projeto.
O Prémio "João de Almada", promovido pela Câmara Municipal do Porto, atualmente através do Pelouro do Conhecimento e Coesão Social, é um importante meio para incentivar e promover, neste caso, a recuperação do património arquitectónico. Criado em 1987,foi atribuído pela primeira vez em 1990 à recuperação do Palacete Pedro de Araújo, onde passou a funcionar o Círculo Universitário do Porto, obra de Fernando Távora.
Desta forma, de dois em dois anos, o melhor exemplo de reabilitação posto a concurso, que tenha sido concluído na cidade, é reconhecido através deste Prémio, por um Júri, onde para além da Câmara Municipal do Porto, pontifica a Direção Regional da Cultura do Norte, a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, a Ordem dos Arquitetos e a associação Regional de Proteção ao Património Cultural e Natural, para além do Arquiteto vencedor da edição anterior.
A comemoração e o êxito destes 25 anos ao serviço do Património é obra de muitos, a que muito a cidade fica a dever. Desde logo dos proprietários e dos Arquitetos, cuja escola do Porto é uma referência Mundial no ensino da Arquitetura. Mas também das instituições acima referidas, bem como dos seus dignos representantes, cuja qualidade e empenho têm não só contribuído para o prestigio do Prémio, mas acima de tudo para o aumento substancial dos casos de recuperação de edifícios.
Assim, enquanto Presidente da Câmara do Porto é com muito orgulho e satisfação que agradeço vivamente a todos quanto têm trabalhado neste projeto de sucesso abnegadamente, bem como renovar, como não podia deixar de ser, a aposta nessa riqueza inestimável que é o Património e a História da " Antiga , Muy Nobre, Sempre Leal e Invicta Cidade do Porto".
Rui Rio
Presidente da Câmara Municipal do Porto