Potencial Económico da Língua Portuguesa

de Luís Reto

Livro eBook
editor: Texto Editores, setembro de 2012
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
A língua é um ativo intangível que beneficia de economias de rede. Quanto maior o número de utilizadores, maior o benefício que cada um extrai da sua partilha. Enquanto língua supercentral, na classificação de Calvet, o português é património comum de cerca de 250 milhões de pessoas, cujo potencial está longe de ser otimizado. O seu valor resulta do benefício para os utilizadores (capital humano), da diminuição dos custos de transação nas trocas comerciais e de organização nas empresas transnacionais e da oportunidade de desenvolvimento económico, social e cultural das comunidades lusófonas. Este livro analisa o potencial da língua portuguesa na ótica das trocas de Portugal com o exterior e das expetativas dos estudantes de português no estrangeiro.

Os 250 milhões de falantes do português representam cerca de 3,7% da população mundial e detêm aproximadamente 4% da riqueza total. Os 8 países de língua oficial portuguesa ocupam uma superfície de 10,8 milhões de quilómetros quadrados, cerca de 7,25% da superfície continental da Terra. A língua portuguesa é a quarta mais falada no mundo, como língua materna, e regista uma das taxas de crescimento mais elevadas, na Internet, nas redes sociais, na produção de artigos e revistas científicas e na aprendizagem como segunda língua.

Potencial Económico da Língua Portuguesa

de Luís Reto

Propriedade Descrição
ISBN: 9789724746074
Editor: Texto Editores
Data de Lançamento: setembro de 2012
Idioma: Português
Dimensões: 154 x 234 x 18 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 210
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Gestão > Gestão e Organização
EAN: 9789724746074
Luís Reto

Luís Reto é, desde dezembro de 2009, reitor do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, instituição a que presidia desde fevereiro de 2005. Entre 1979 e 1985 dirigiu o ISPA e entre 1998 e 2004 presidiu ao INDEG-ISCTE. Licenciou-se em Psicologia pelo ISPA, em 1977, e concluiu o doutoramento em Psicologia Social pela Universidade de Louvain-la-Neuve, na Bélgica, em 1991, e a Agregação em Marketing no ISCTE, em 2000. Além do ensino e da liderança universitária, desenvolveu uma vasta atividade empresarial e associativa nas áreas dos estudos de mercado, sondagens, formação profissional e responsabilidade social das empresas. As suas publicações incluem algumas dezenas de artigos em revistas científicas e a autoria ou coautoria de mais de uma dezena de livros, dos quais se podem destacar: Liderança e Carisma, Minerva, 1992; O Terceiro Sector em Portugal, Inescoop, 2001; Vox populi, Bertrand, 2002; Porque nos Matamos na Estrada e como Evitar, Ed. Notícias, 2003, e Potencial Económico de Língua Portuguesa, Leya, 2012.

(ver mais)
Honoris Causa

Honoris Causa

10%
Edições Universitárias Lusófonas
13,50€ 15,00€
A Projeção Internacional do Espanhol e do Português

A Projeção Internacional do Espanhol e do Português

10%
INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda
20,00€ 10% CARTÃO
portes grátis