Porto

Caminhos e Memórias

de Germano Silva

editor: Casa das Letras, maio de 2006
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i

Um livro com novos temas sobre o Porto, a sua história, as suas tradições e, sobretudo, a sua gente.

Não é mais um livro sobre o Porto este que aqui se apresenta - despretensioso e simples, como são todas as obras do autor. É um livro, sim, mas com novos temas sobre o Porto, a sua história, as suas tradições e, sobretudo, a sua gente. Como as anteriores, esta obra é constituída por textos originariamente publicados nas páginas do Jornal de Notícias, sob o título genérico de "À Descoberta do Porto".
Foi desejo do autor escrever um livro que, partindo embora de uma visão histórica da cidade, necessariamente sintética e objectiva, servisse simultaneamente de guia e de memória, levando-nos através dos caminhos do presente e da evocação do passado, a conhecer melhor o Porto. Simultaneamente, o autor pretendeu, também, divulgar os valores históricos, sociais e humanos do Porto, por julgar essa missão útil para a própria cidade e seus habitantes ou até para quem esporadicamente a visita.
O prefácio é de José Hermano Saraiva.

Porto

Caminhos e Memórias

de Germano Silva

Propriedade Descrição
ISBN: 9789724616636
Editor: Casa das Letras
Data de Lançamento: maio de 2006
Idioma: Português
Dimensões: 150 x 230 x 30 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 278
Tipo de produto: Livro
Coleção: Viagens e Percursos
Classificação temática: Livros em Português > Guias Turísticos e Mapas > Portugal Livros em Português > História > História de Portugal Livros em Português > Literatura > Memórias e Testemunhos
EAN: 9789724616636
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
Germano Silva

Germano Silva nasceu em Penafiel em 1931, mas mudou-se com a família para o Porto, com apenas um ano de idade. Aqui cresceu, estudou e trabalhou toda a sua vida.
Chegou ao Jornal de Notícias (JN) em 1956, como colaborador desportivo, e foi aí que se tornou jornalista, tendo sido, sucessivamente, estagiário, repórter-informador, repórter, redator e chefe de redação.
Aposentou-se em 1996, mas mantém-se ligado ao JN. Continua a organizar regularmente passeios guiados pelo Porto – é comum vê-lo a percorrer as ruas da cidade seguido de centenas de pessoas.
Foi galardoado com as medalhas de mérito, grau ouro, pelas Câmaras Municipais do Porto e de Penafiel. Em 2015 recebeu o título de doutor Honoris Causa pela Universidade do Porto e em 2017 foi agraciado com a Ordem de Mérito, grau de Comendador, pelo Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa.
Em 2021 ofereceu ao Arquivo Histórico Municipal do Porto uma parte significativa do espólio que reuniu ao longo de décadas de trabalho, fazendo jus a um dos seus maiores prazeres: a partilha de conhecimento para que historiadores, estudiosos e curiosos se possam tornar também, como ele próprio, amantes da sua cidade.

(ver mais)
Porto: As Histórias que Faltavam

Porto: As Histórias que Faltavam

10%
Porto Editora
16,65€ 10% CARTÃO
portes grátis
Porto Desconhecido & Insólito

Porto Desconhecido & Insólito

10%
Porto Editora
19,99€ 10% CARTÃO
portes grátis