Por Dizer
de Rosa Farate
Sobre
o LivroMaria da Luz é uma mulher de 37 anos, recentemente divorciada e mãe de um adolescente de 16 anos com quem vive numa cidade fabril no centro do país (Joanina).
Nasceu numa aldeia (Aldeia de Pinho), onde viveu até aos 9 anos. Filha de mãe solteira e pai desconhecido, foi adotada por uma família burguesa do centro de uma Vila a 20 Km da sua terra Natal. Teve uma educação esmerada, concluindo grau académico superior com êxito e cedo começou a trabalhar na área social.
Antes do seu casamento com Alberto, (pai do seu filho) conhece um médico através da sua mãe adotiva por quem se apaixona, nunca consumando este amor.
Após o divórcio com Alberto, é confrontada com alguns dilemas; A doença da mãe biológica de quem se aproximou após a morte da mãe adotiva e a necessidade de resgatar o amor materno; a vontade crescente em encontrar o pai biológico.
O reencontro com Henrique, o seu amor platónico reserva-lhe algumas surpresas. Uma delas é a ligação do Henrique à sua mãe biológica.
O segredo da identidade do seu pai é fortemente guardado pela sua mãe até ao último minuto da sua vida. Este segredo é-lhe revelado por um tio transgénero do Henrique que esta julga ser o seu pai. Será?