10% de desconto

Por Amor à Língua

Contra a linguagem que por aí circula

de Manuel Monteiro

Livro eBook
editor: Objectiva, outubro de 2018
Neste livro, convidamo-lo(a) a não usar «a partir de», «líder», «eventualmente».
Se chove muito, chove torrencialmente. Se aconselhamos ou recomendamos com ênfase, aconselhamos e recomendamos vivamente. Se rejeitamos ou recusamos, rejeitamos e recusamos liminarmente. Mas, se afirmamos, afirmamos categoricamente ou peremptoriamente.

Quando acreditamos, acreditamos piamente; mas, quando confiamos, já confiamos cegamente. Se nos enganamos, enganamo-nos redondamente; mas, se falhamos, já falhamos rotundamente. E, quando alguém mente, não raro, recorremos à rima para o insultar: mente descaradamente.

E tudo isto nos deveria IRRITAR SOLENEMENTE (quando alguém se irrita, fá-lo sempre com solenidade).

Por Amor à Língua

Contra a linguagem que por aí circula

de Manuel Monteiro

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896656591
Editor: Objectiva
Data de Lançamento: outubro de 2018
Idioma: Português
Dimensões: 150 x 229 x 16 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 232
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Linguística e Filologia
EAN: 9789896656591
e e e e e

Para amadores da língua

Sónia Q.

Obra de qualidade, de um autor versado na matéria. Apenas o capítulo sobre o acordo ortográfico me pareceu excessivamente longo.

e e e e e

Leitura indispensável

S.E.

Um livro prático que desmistifica algumas das confusões da língua portuguesa. Este livro procura expor e corrigir os erros e confusões mais comuns de português. Um livro recomendado a todos que procuram falar e escrever num português gramaticalmente correcto.

e e e e e

Aprender

Rosa

Vale sempre a pena aprender a falar e a escrever bem, em Português. É uma lástima a quantidade de "patacoadas" que se leem e ouvem diariamente nos canais televisivos, em livros, em cartazes publicitários, etc.

e e e e e

Em bom português

Ajmcs

Um livro muito útil que nos ajuda a corrigir os erros mais comuns do português. Imprescindível para todos aqueles que procuram escrever e falar corretamente a nossa língua.

e e e e e

Indispensável

Diana Teixeira de Carvalho

Ler este livro é indispensável para todos que querem escrever bem e entender a língua portuguesa. É um abrir de olhos, é ver mais além do vocabulário. Aconselho, vivamente, a todos os estudantes e profissionais. Este livro faz parte do caminho da cultura. O capítulo que aborda o Novo Acordo Ortográfico é delicioso, renovador, fresco, de uma lucidez estonteante: encontrar e identificar as falhas (e as virtudes).

e e e e e

De leitura obrigatória!

N.

Escrito com segurança, este livro impõe-se como uma leitura urgente após a consciencialização da precariedade do português escrito e falado em Portugal. Com uma linguagem clara e humor inteligente e afiado, o autor mostra-nos que mais do que ler, é importante a aplicação do seu conteúdo no quotidiano!

e e e e e

Indispensável

HA

Daqueles livros que qualquer pessoa que se preocupe com a correcção linguística tem necessariamente de ler. A comunicação, sobretudo a verbal, é a nossa forma de interagir com o mundo, e por isso devemos fazer tudo para a aprimorar. Com este livro, o autor apresenta os principais erros que grassam na esfera pública, de forma simples, didática, até divertida por vezes, e sem sobrancerias. Faz-nos reflectir na forma como interiorizamos algumas expressões do quotidiano sem realmente nos apercebermos que, efectivamente, o seu uso é desadequado ou não faz até o menor sentido. Algumas das questões apresentadas são "velhos clássicos", mas muitas foram totalmente novas para mim, pelo que nos próximos tempos andarei com redobrada atenção a tentar evitar esses erros. Definitivamente recomendado, e vou procurar mais livros do autor!

e e e e E

Excelente

maria joao cardoso

Livro muito claro e fácil de ler e compreender. Muitas duvidas que nos surgem são clarificadas neste livro.

e e e e e

Para continuar a amar a língua

Guilhermina Rebocho

Livro útil para os falantes em geral, mas essencial para quem faz da língua o seu instrumento e o seu objeto de estudo e trabalho, como é o caso dos professores de Português. O nosso trabalho incide frequentemente na avaliação de textos escritos dos nossos alunos, razão pela qual somos, de alguma forma, “revisores linguísticos” desses textos. Somos professores, mas não sabemos tudo e, nesse sentido, este livro oferece-nos um conjunto de exemplos e situações da língua que podem ser usadas em sala de aula para ilustrar ou explorar os aspetos linguísticos que trabalhamos com os nossos alunos. Os pleonasmos, os lugares-comuns na fala e na escrita, a escrita livre ou criativa, a (im)propriedade lexical, os “erros comuns”, a hipercorreção, os estrangeirismos ou o Acordo Ortográfico são apenas alguns dos temas abordados. Termina com curiosidades etimológicas e semânticas, que nos aguçam o apetite para irmos por conta própria descobrir outras preciosidades linguísticas… por amor à língua. Cumpriu a sua função!

e e e E E

Interessante

S. Dias

Um livro bastante técnico e exaustivo, mas com muitos exemplos práticos. A sinopse antevê um livro bem mais divertido que aquele que no final se revela. Ainda assim, ajuda a desfazer muitas dúvidas da língua.

e e e e e

uma boa ferramenta

sofia

Um excelente manual para evitar erros de linguagem. O autor é um grande conhecedor da língua portuguesa.

Manuel Monteiro

Manuel Monteiro é autor, revisor linguístico e formador profissional de Revisão de Textos.
Em 1999, venceu o concurso literário do SOS Racismo e, em 2012, o programa Novos Talentos Fnac Literatura.
É autor, entre outros livros, do Dicionário de Erros Frequentes da Língua e, mais recentemente, de Por Amor à Língua (2018) e Sobre o Politicamente Correcto (2020), ambos recebidos entusiasticamente pela crítica.
Exerceu, durante muitos anos, o ofício de jornalista, escrevendo ainda hoje para jornais.

(ver mais)
Dicionário de Erros Falsos e Mitos do Português

Dicionário de Erros Falsos e Mitos do Português

10%
Editora Guerra & Paz
14,90€ 10% CARTÃO
Novo Prontuário Ortográfico

Novo Prontuário Ortográfico

10%
Plátano Editora
13,95€ 10% CARTÃO