Pena Suspensa

de Fernando Pinto do Amaral
editor: Dom Quixote, abril de 2004
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 10º, 11º e 12º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.

Fernando Pinto do Amaral (n. 1960), poeta, tradutor e crítico literário, começou a publicar a sua obra em 1990 (Acédia), reuniu essa obra dez anos depois (A Poesia Reunida, 2000) e regressa agora com este novo título, "Pena Suspensa", um conjunto de poemas que falam de momentos da adolescência, episódios do quotidiano, um filme, o processo de escrita, o mundo da literatura, ou mesmo o 11 de Setembro.

"Fernando Pinto do Amaral cria estranhos ambientes em que oscilamos entre o pântano e as estrelas. Isso dá-nos versos densamente iluminados em que se revela a qualidade do poeta."
Eduardo Prado Coelho, Público, Mil-Folhas

" A coluna vertebral do volume é constituída por poemas sobre o passado irrecuperável e espectral. Pinto do Amaral recorda repetidamente episódios de adolescência e juventude, perdidos lá atrás, desfocados, tingidos de uma irredimível estranheza, como se tivessem acontecido a outra pessoa. O pathos, em Pena Suspensa, está transferido para esse passado, revivido numa certa distância da emoção (embora não da personalidade). O único elemento que se mantém é a valorização do 'coração' como uma fonte de certeza emocional, mesmo que certeza precária.
[...] Apostado na narratividade, na descrição, na anotação de episódios, o autor constrói em Pena Suspensa uma poesia acessível, referencial, melancólica, algumas vezes satírica."
Pedro Mexia, Diário de Notícias

Pena Suspensa

de Fernando Pinto do Amaral

Propriedade Descrição
ISBN: 9789722027298
Editor: Dom Quixote
Data de Lançamento: abril de 2004
Idioma: Português
Dimensões: 161 x 210 x 53 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 156
Tipo de produto: Livro
Coleção:
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Poesia
EAN: 9789722027298
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável

SOBRE O AUTOR

Fernando Pinto do Amaral

Fernando Pinto do Amaral nasceu em Lisboa, em 1960. Frequentou a Faculdade de Medicina, mas abandonou o curso, vindo a licenciar-se em Línguas e Literaturas Modernas, concluindo o Mestrado e o Doutoramento em Literatura Portuguesa. Professor da Faculdade de Letras de Lisboa, foi Comissário do Plano Nacional de Leitura entre 2009 e 2017.
Publicou doze livros de poesia, três volumes de ensaio e traduziu poemas de Baudelaire, Verlaine, Jorge Luis Borges e Gabriela Mistral. Prefaciou edições de poesia de Camões, Bocage, Antero de Quental, Cesário Verde, Ruy Cinatti, Tomaz Kim e Luís Miguel Nava, entre outros.
Integra, desde 1996, o Conselho Editorial da revista Relâmpago. Foi comissário da exposição 100 Livros do Século (CCB, 1998), tendo igualmente comissariado as presenças portuguesas na Feira do Livro de Frankfurt em 1998 e 1999, bem como no Salão do Livro de Genebra em 2001 e na LIBER – Feira do Livro de Barcelona em 2002. Publicou ainda o álbum 100 Livros Portugueses do Século XX (Instituto Camões, 2002), três livros para crianças, o volume de contos Área de Serviço e Outras Histórias de Amor (2006) e o romance O Segredo de Leonardo Volpi (2009). O seu «Fado da Saudade», cantado por Carlos do Carmo, recebeu em Espanha o Prémio Goya para melhor canção original em 2008.

(ver mais)

LIVROS DA MESMA COLEÇÃO

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU