Pela China Dentro

Uma Viagem de 12 Anos

de António Caeiro
Editor: Dom Quixote, abril de 2004 ‧

"Excelente jornalista de agência, com uma das melhores carreiras em Portugal como correspondente no estrangeiro, António Caeiro é um exemplo de uma escola de rigor, atenção e cuidado na recolha e avaliação da informação. Por isso consegue, nestas singelas crónicas do quotidiano de uma extraordinária década, transmitir um dos mais profundos e subtis testemunhos deste período."
José Gabriel Viegas, Actual (Expresso), 26 de Fevereiro de 2005

"António Caeiro viveu, entre 1991 e 2003, uma experiência única: a partir do lugar privilegiado de correspondente da Agência Lusa em Pequim, pôde observar as tremendas mutações por que passou e continua a passar o país mais populoso do mundo.
(...) Sobre essa experiência, António Caeiro escreveu um livro onde mistura toda a sua oficina e talento de jornalista com os dons do diarista e do cronista. (...) Os sinólogos tropeçarão em quase todas as páginas em pequenas observações pertinentes sobre o país, as suas gentes, o seu desenvolvimento desigual, a forma especial como vive as tradições ou a estranha fórmula de desenvolvimento que encontrou, mantendo o poder político ferreamente nas mãos de um Partido Comunista todo-poderoso ao mesmo tempo que permitia e estimulava o investimento privado e aplaudia a iniciativa, o risco e o enriquecimento.
(...) Para os que se sentem apaixonados pelo que se passa na China, os que procuram entender o que é difícil explicar - designadamente uma forma de viver e uma cultura radicalmente diferentes das ocidentais -, o livro de António Caeiro é precioso, pois casa o olhar experiente do jornalista com a capacidade de se surpreender do curioso insaciável e tem, por fim, algo do aroma inconfundível dos bons livros de viagens. Por isso se aprende nele mais sobre a China de hoje de que em muitas ambiciosas análises dos chamados "China watchers"."
José Manuel Fernandes, in Mil Folhas (Público), 02 de Outubro.pt

Pela China Dentro

Uma Viagem de 12 Anos

de António Caeiro

Propriedade Descrição
ISBN: 9789722026963
Editor: Dom Quixote
Data de Lançamento: abril de 2004
Idioma: Português
Dimensões: 160 x 230 x 16 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 302
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Memórias e Testemunhos
EAN: 9789722026963
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável

SOBRE O AUTOR

António Caeiro

António Caeiro nasceu em Moscavide em 1949, filho de pais algarvios. Começou a trabalhar aos 16 anos, numa companhia de seguros. No dia 25 de Abril de 74 estava em Paris, exilado. Jornalista profissional desde 1975, com experiência na imprensa escrita e na rádio. Ingressou em 1978 na agência noticiosa portuguesa ANOP, antecessora da Lusa, onde trabalhou até ao Verão de 2015. Foi correspondente em Cabo Verde (dois anos) e depois em Pequim, onde viveu 19 anos. Colabora regularmente com o semanário Expresso. É autor de três livros sobre temas chineses: Pela China Dentro (2004), Novas Coisas da China (2013) e Peregrinação Vermelha (2016). Em 2018, com José Pedro Castanheira e Natal Vaz, publicou A Queda de Salazar: O princípio do fim da ditadura.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU