Palavras nas Paredes
SINOPSE
É saber que é real.
O meu problema?
Sou esquizofrénico,
E a Maya pode descobrir.
Adam é esquizofrénico. Vê pessoas que não existem: Rebecca, uma rapariga bonita que o compreende; o Chefão da Máfia, que o massacra; e Jason, um tipo que está sempre nu e que é extremamente educado. Devia ser fácil distinguir o que é real do que não é real, mas Adam não consegue fazê-lo.
Ainda assim, há esperança. Adam começou a participar no ensaio clínico de um medicamento experimental que o ajuda a ignorar as suas visões. Agora, tudo parece possível, até o amor. e então conhece Maya, uma rapariga brilhante e inteligente que faz com que Adam queira, desesperadamente, ser o tipo incrível que ela pensa que ele é. Quando o medicamento milagroso começa a falhar, Adam fará tudo para impedir que Maya descubra o seu segredo.
Julia Walton conta a história de Adam através das entradas de diário que ele escreve para o seu psicólogo. o resultado é uma narrativa maravilhosamente sincera e inesperadamente engraçada sobre o primeiro amor, a autoaceitação e a verdade sobre as vozes na nossa cabeça.
CRÍTICAS DE IMPRENSA
«Uma história de tensão psicológica que desfaz mitos sobre uma das mais temidas doenças mentais.»
Publishers Weekly
«Um romance que nos introduz ao tema da esquizofrenia sem a tratar como uma condenação, atribuindo à amizade e ao amor a mesma importância na doença mental.»
Kirkus Reviews
«Walton cumpre de forma brilhante a tarefa de dar voz a pessoas que são muitas vezes silenciadas .»
Booklist
DETALHES
| Propriedade | Descrição |
|---|---|
| ISBN: | 9789722366731 |
| Editor: | Editorial Presença |
| Data de Lançamento: | Janeiro de 2021 |
| Idioma: | Português |
| Dimensões: | 148 x 235 x 13 mm |
| Encadernação: | Capa mole |
| Páginas: | 208 |
| Tipo de produto: | Livro |
| Coleção: | Jovem Adulto |
| Classificação Temática: |
Livros em Português
>
Literatura
>
Jovem Adulto
|
| EAN: | 9789722366731 |
OPINIÃO DOS LEITORES
Intimista
Jéssica Serra | Chuva de Letras
Em “Palavras nas Paredes” acompanhamos Adam de forma muito pessoal. Se por um lado se conhece o típico dia a dia de um adolescente, por outro tem-se acesso aos seus registos em formato de diário. Apesar da constante confrontação com o que é viver com esquizofrenia, esta é uma história de amor, uma história de descoberta do amor pelo outro e do amor próprio. Recomendo a quem queira conhecer um pouco daquilo que é a esquizofrenia e torça avidamente pelo amor que supera qualquer adversidade.
PROFUNDO E IMPRESCINDÍVEL
Sara M.
Este livro e´ um YA, mas na~o e´ um YA banal. Este livro acompanha a histo´ria de Adam, um adolescente com esquizofrenia e que comec¸ou a participar no ensaio cli´nico de um medicamento experimental que o ajuda a ignorar as suas viso~es, enquanto comec¸a a frequentar uma nova escola na qual conhece Maya. E´ a partir daqui que o Adam comec¸a a ter esperanc¸a de ter uma vida normal, sem ter de revelar a ningue´m o seu problema de sau´de – nem mesmo a Maya. O livro e´ composto por va´rias entradas no dia´rio que Adam utiliza para comunicar com o seu psiquiatra. Se houvesse algo que eu mudaria neste livro e´ o facto de todo o texto se desenrolar em entradas de dia´rio. Eu na~o gosto particularmente de mono´logos e de narrativas que se desenrolam neste registo e acho que a autora pecou um pouco nesta parte, mas admito que este ponto seja subjetivo. De resto, acho que a premissa e´ bastante original e pertinente, uma vez que nos permite entrar na realidade de uma pessoa com esquizofrenia de forma bastante realista, o que em muitas passagens chega a ser desesperante. E´ um livro que acho bastante importante para a consciencializac¸a~o, aceitac¸a~o e normalizac¸a~o das doenc¸as mentais, na~o so´ em Portugal como no mundo e creio que quanto mais se falar destes temas, menos estigma existira´ no futuro em relac¸a~o aos mesmos. Relativamente ao estigma que existe relativamente a` esquizofrenia (e a`s doenc¸as mentais no geral), achei marcante a forma como a autora o retratou no livro. Apesar de ter lido o livro numa tarde (porque e´ relativamente pequeno, com 208 pa´ginas), e´ um livro difi´cil em algumas partes, porque se sente uma grande empatia com os personagens, na~o so´ com o personagem principal, mas tambe´m com a fami´lia de Adam. Recomendo muito!!
Uma história viciante
Sara Amaral
Desde do incio este livro consegue nos tornar prisioneiro dele. Este livro mostra o outro lado da esquizofrenia, uma doença com tantas dúvidas e tabus na nossa sociedade. Trata se de um jovem que relata na primeira pessoa todos os seus sentimentos e efeitos que a doença provoca. Uma história de amor entre dois jovens. Uma história de amizade. Uma história de vida.
QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU
-
O Lado Perverso de Kai10%Editorial Presença15,90€ 10% CARTÃO
-
Sentir10%Editorial Presença18,90€ 10% CARTÃOportes grátis