Os Últimos Dias dos Nossos Pais
Livro de Bolso
de Joël Dicker
Sobre
o LivroLondres, 1940. Após a pesada e preocupante derrota do exército britânico em Dunquerque, Churchill tem uma ideia que viria a mudar o curso da história: criar um Executivo de Operações Especiais dentro dos Serviços Secretos. Este seria constituído por civis, que levariam a cabo acções de sabotagem nas linhas inimigas.
Paul-Émile, um jovem e patriótico parisiense, chega a Londres uns meses mais tarde para integrar o movimento da Resistência e é imediatamente recrutado pelo Executivo de Operações Especiais. Apesar do patriotismo, ninguém nasce resistente, pelo que aí, junto com outros jovens franceses, irá ser sujeito a uma formação e treinos intensos, de forma a poder voltar a França e assim contribuir para a construção de uma rede de Resistência. Serão estes jovens aprendizes de guerreiros os verdadeiros protagonistas deste romance que nos revela, finalmente, a verdadeira natureza da relação entre o movimento da Resistência e a Inglaterra de Churchill.
A escrita de Joel Dicker não desilude. Esta é uma história passada na Segunda guerra mundial, uma história de perdas mas sobretudo uma história de amizade, amor e coragem. Com uma prosa lindíssima e envolvente vamos conhecendo a história de um grupo de jovens voluntários que após um treino intenso e brutal são enviados para França para auxiliar na resistência.