10% de desconto

Os Mitos da Economia Portuguesa

de Álvaro Santos Pereira

editor: Editora Guerra & Paz, novembro de 2007
VENDA O SEU LIVRO i

Escrito num estilo deliberadamente informal, este livro pretende diagnosticar os males da economia nacional, de uma forma acessível a todas as pessoas - e não apenas aos economistas. Aqui se analisam factos que se podem considerar autênticos mitos contemporâneos - vivemos mesmo "a maior crise da história"?, o que é e como se demonstra "a paixão pela educação"?, "o perigo espanhol" é real ou imaginário?, "a independência da Madeira" é viável e benéfica para o país?, Portugal é "um país sem futuro"?, entre outros. O livro encontra-se dividido em quatro partes: Os Incentivos, As Causas e Consequências do Mal-Estar, A Miragem das Soluções e O País à Beira-Mar Plantado. No desenvolvimento, o autor aprofunda temas tão interessantes quanto a razão de os economistas falharem (quase sempre) as suas previsões, os motivos pelos quais os portugueses chegam sempre tarde aos seus compromissos (excepto à missa ou ao futebol) ou os fundamentos para termos salários mais baixos que os alemães, mas mais altos que os chineses. E há conclusões insólitas. Por exemplo: a crise actual foi a melhor coisa que nos poderia ter acontecido, devíamos exportar os nossos gestores e sindicatos, e precisamos de mais ucranianos e brasileiros. Mais do que apontar as soluções para os nossos problemas económicos, pretende-se antes dar um contributo para a compreensão daquilo que está em causa, descodificando muitos dos debates que aparecem filtrados pela linguagem técnica.

Os Mitos da Economia Portuguesa

de Álvaro Santos Pereira

Propriedade Descrição
ISBN: 9789898014764
Editor: Editora Guerra & Paz
Data de Lançamento: novembro de 2007
Idioma: Português
Dimensões: 150 x 229 x 12 mm
Páginas: 224
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Economia, Finanças e Contabilidade > Economia
EAN: 9789898014764
Álvaro Santos Pereira

Álvaro Santos Pereira foi Ministro da Economia e do Emprego do XIX Governo Constitucional entre Junho de 2011 e Julho de 2013, tendo sido responsável pelas áreas da Indústria, Comércio e Serviços, Emprego, Energia e Geologia, Obras Públicas e Telecomunicações.

É autor dos livros Portugal na Hora da Verdade (2011, Gradiva), O Medo do Insucesso Nacional (2009, Esfera dos Livros) e Os Mitos da Economia Portuguesa (2007, Edições Guerra e Paz), bem como de vários artigos em revistas académicas internacionais.

Foi Professor Associado da Universidade Simon Fraser (Vancouver, Canadá), onde lecionou Desenvolvimento Económico e Política Económica, e Professor Convidado na Universidade da Colúmbia Britânica (Canadá), onde ensinou Macroeconomia. Também lecionou nos departamentos de Economia da Universidade de Iorque, no Reino Unido, e da Universidade da Colúmbia Britânica. Doutorou-se em Economia em 2003 na Universidade Simon Fraser. Escreve regulamente na imprensa económica portuguesa.

(ver mais)
As 10 Questões da Crise

As 10 Questões da Crise

10%
Dom Quixote
15,90€ 10% CARTÃO
portes grátis
Por que Não Cresce a Economia Portuguesa?

Por que Não Cresce a Economia Portuguesa?

10%
Caleidoscópio
21,20€ 10% CARTÃO
portes grátis