Os Mais Belos Castelos de Portugal

Livro 1

de Augusto Cabrita e Júlio Gil

editor: Verbo
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
Obra muito completa de arquitectura castrense portuguesa, fundamental para conhecer a história da pátria lusitana desde a sua fundação.


"Entre as relíquias do nosso passado histórico, que ajudaram ao longo dos séculos a robustecer a Nacionalidade, são decerto os castelos que melhor falam à nossa alma, na vibração ou na saudade que a sua contemplação em nós desperta. Mas não os basta contemplar no escrínio do tempo, como formas inermes ou redivivas da grandeza que os definiu. É preciso também saber amá-los na sua verdadeira essência, ou seja, no papel de relevo que desempenharam na história. Porque apenas nessa atitude de reverência, evocando o cortejo de heroísmos e de tragédias de que foram cenário, podemos sentir a carga espiritual que deles se desprende (...).
Na mudez das suas pedras veneradas, os castelos de Portugal guardam o segredo de uma fala que teve lugar no tempo e no espaço - nos quase nove séculos em que o nosso País se criou como Estado, se robusteceu como Pátria e se definiu como Nação (...). Por isso os castelos são uma permanente lição de história e não menos de geografia cultural (...) Com a sua vasta cultura e talento artístico, o Arquitecto Júlio Gil compôs uma obra digna de encómios. Porque é um regalo para os olhos e uma fonte de ensinamentos. Por ela o felicito, agradecendo o grande serviço que assim presta ao conhecimento da história dos velhos castelos de Portugal." Joaquim Veríssimo Serrão, na Introdução

Os Mais Belos Castelos de Portugal

de Augusto Cabrita e Júlio Gil

ISBN: 9789722211352
Editor: Verbo
Idioma: Português
Dimensões: 236 x 310 x 25 mm
Encadernação: Capa dura
Páginas: 308
Tipo de produto: Livro
Coleção: Patrimonio
Classificação temática: Livros em Português > Guias Turísticos e Mapas > Portugal
EAN: 9789722211352
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável