20% de desconto

Os Homens dos Monumentos

Heróis aliados, Ladrões Nazis e a Maior Caça ao Tesouro da História

de Robert M. Edsel; Tradução: Luís Oliveira Santos

editor: Temas e Debates, fevereiro de 2014
Enquanto Hitler tentava conquistar o mundo ocidental, os seus exércitos pilhavam sistematicamente os maiores tesouros artísticos da Europa. O Führer tinha uma ideia bem clara das obras de arte que queria na sua coleção, bem como da «arte degenerada» que desejava destruir.
Numa corrida contra o tempo, um grupo que incluía diretores de museus, conservadores, arquitetos, arquivistas e professores de História da Arte americanos, britânicos e franceses arriscaram a vida percorrendo a Europa em guerra para impedir a destruição de milhares de anos de cultura. Centrando-se no período entre a invasão da Normandia e o Dia da Vitória na Europa, acompanhamos seis Homens dos Monumentos numa missão que parecia impossível: perseguir o rasto das obras de arte saqueadas pelos nazis e impedir a destruição do património artístico europeu.

«Uma história empolgante.»
Washington Post

«Quer seja um apreciador de arte, de história militar ou de biografias de heróis, este livro é um tesouro que vale a pena caçar.»
Howard Shirley, Bookpage

«Das praias da Normandia às reservas dos maiores museus, dos castelos da Baviera ao Berghof de Hitler, em Berchtesgaden, da mina de Merkers à de Altaussee, Robert Edsel faz-nos participar na mais extraordinária e perigosa caça aos tesouros do século XX.»
Cinema Teaser

«Os feitos dos Homens dos Monumentos, enquadrados por um relato expressivo sobre o desenrolar da guerra, constituem uma leitura fascinante.»
Carl Hartman, Associated Press

20220715-novidade-NazisTriunfaram-640X426.png

Nazis que triunfaram e como o mundo os ajudou

O Terceiro Reich e a II Guerra Mundial marcaram uma era tão atroz e desumana que pode parecer irreal, mas cujas ramificações chegam aos nossos dias e continuarão a marcar o mundo enquanto houver humanidade. Não podemos esquecer. Os livros ajudam a preservar a memória e estes que lhe sugerimos mantêm-nos alerta, porque a História ameaça repetir-se.

  Nazis que triunfaram Adolf Hitler nunca teria chegado tão longe sem o apoio de poderosos cúmplices. Podemos imaginar os seus currículos, preenchidos com morte e desolação, assinadas a sangue frio. Por muito que custe a acreditar, nazis de altas patentes não só ficaram impunes dos crimes atrozes que cometeram, como conseguiram triunfar em carreiras prestigiantes, quer na sua pátria germânica – como Kurt Georg Kiesinger, que foi chanceler alemão na década de 1960, quer nos países Aliados que enfrentaram a Alemanha na II Guerra Mundial, como os EUA – como Adolf Heusinger, que chegaria ao comando da NATO ou Otto Skorzeny, o «James Bond nazi», espiou para a CIA.
Em Nazis que triunfaram, o autor francês Éric Branca revela, numa narrativa sem amarras com uma cadência que agarra o leitor, as carreiras fulgurantes de «onze estupores e meio», como chama aos cúmplices do führer. Partindo de uma investigação extensa e profunda, este historiador e jornalista desvenda o mistério da ascensão ao poder destes líderes do Terceiro Reich que, apesar dos seus atos tenebrosos, se tornaram altos responsáveis em organizações como a CIA ou a NATO. VER MAIS »







  Os cavalos de Hitler Arthur Brand é um detetive de arte holandês que, neste livro, escreve sobre a maior história em que já esteve envolvido na sua inusual carreira. O alvo da sua investigação foi descobrir o que tinha acontecido às enormes esculturas favoritas de Adolf Hitler, os Cavalos Shreitende, concebidas pelo escultor Josef Thorak para o führer e que, durante o Terceiro Reich, estavam em frente ao edifício da chancelaria. Durante 75 anos, acreditava-se que Os Cavalos de Hitler tinham sido destruídos durante os bombardeamentos de Berlim.
Até que um dia Arthur recebeu uma pista sobre o que foi, na realidade, um dos roubos mais extraordinários de que há memória. Foi o suficiente para se lançar numa aventura perigosa, pelos meandros do submundo da ideologia nazi e neonazi, que não só continua viva, como se financia com os lucros da venda de relíquias do regime de Hitler. Nesta missão, Arthur lidou com ex-espiões do KGB e contou com o apoio fulcral de um comissário da polícia alemã, que o ajudou a montar uma armadilha para apanhar os criminosos e evitar que consigam vender as estátuas no mercado negro,
Se isto lhe soa a filme, não está enganado. A MGM já adquiriu os direitos cinematográficos da obra. Entretanto, leia já este relato extraordinário, na primeira pessoa, de uma investigação em que, como muitas coisas na vida, a realidade suplanta a ficção. VER MAIS » Lisboa Nazi Não obstante Salazar ter mantido uma política de neutralidade colaboracionista face à II Guerra Mundial, Lisboa, pela sua vantajosa posição estratégica, foi destino de redes complexas de espionagem, de propaganda e de grupos de interesse do regime nazi e dos Aliados. Para a nossa capital confluíam também muitos refugiados em fuga aos nazis e à espera do tão desejado bilhete para a América. Assim, Lisboa vai-se tornando um palco internacional cosmopolita, em contraste com o provincianismo enclausurante imposto pelo Estado Novo.
O que surpreende, e que o historiador Sérgio Luís de Carvalho nos revela em Lisboa Nazi, é que houve inúmeros portugueses que se empenharam em ações a favor do Terceiro Reich. Fiéis às ideias nazis, espiaram em prol de Hitler, defenderam a Nova Alemanha e chegaram mesmo a escrever e a vender jornais e revistas em que expunham, com clamor e paixão, os argumentos da ideologia nazi. Frequentaram locais que ainda existem hoje em dia e que o autor, que se debruçou com igual dedicação à Lisboa Árabe e à Lisboa Judaica, nos convida a descobrir, legando-nos este guia de viagem a um passado não tão longínquo como se possa crer. VER MAIS »

Os Homens dos Monumentos

Heróis aliados, Ladrões Nazis e a Maior Caça ao Tesouro da História

de Robert M. Edsel; Tradução: Luís Oliveira Santos

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896442118
Editor: Temas e Debates
Data de Lançamento: fevereiro de 2014
Idioma: Português
Dimensões: 148 x 235 x 36 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 552
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > História > História em Geral
EAN: 9789896442118
e e e e e

fascinante

Dora Silva

Uma leitura envolvente, apaixonante, não consegui parar de ler. Recomendo completamente a aquisição deste livro, a forma como está escrita transporta nos para a época como se trata se de uma realidade bem presente. adorei

e e e e E

Revelador

Marta Coutinho

Uma perspetiva diferente de uma das mais narradas guerras do século XX. Dá-nos uma visão diferente da cultura e da sua importância. Recomendo...

e e e e E

bom

andre santos

livro de facil leitura, muito agradavel. a historia dum grupo de homens que tenta preservar e descobrir a arte roubada pelos nazis. gostei bastante

Robert M. Edsel

Robert M. Edsel é autor dos best-sellers Rescuing Da Vinci e Saving Italy, que narram a ação impressionante da equipa dos Homens dos Monumentos durante a campanha de Itália. Foi também coprodutor do documentário premiado The Rape of Europa. Foi distinguido com a Texas Medal of Arts, o prémio President’s Call to Service e o prémio Hope for Humanity, atribuído pelo Museu do Holocausto de Dallas. É ainda curador do Museu Nacional da Segunda Guerra Mundial em Nova Orleães.

(ver mais)
O Diário do Diabo

O Diário do Diabo

20%
Temas e Debates
19,52€ 24,40€
portes grátis