Os Fuzileiros em África

1961-1974

de John P. Cann
editor: Tribuna da História, julho de 2018
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO
Este livro trata da atuação dos Fuzileiros Portugueses, um corpo militar com quase quatro séculos de tradição, criado em 1621 com o Terço da Armada, reorganizado como Brigada Real de Marinha em 1797, depois Regimento da Armada, Batalhão Naval, Brigada da Guarda Naval, etc., até ser dissolvido em 1926.

Em 1961 este corpo foi novamente reativado, com elementos da Marinha enviados a treinar nas Marinhas Francesa e Britânica e com a criação da Escola de Fuzileiros no Vale de Zebro. O primeiro destacamento de Fuzileiros Especiais (o DFE 1) é enviado em outubro de 1961 para Angola.

Durante 13 anos de guerra, 12 500 fuzileiros combateram no designado Ultramar e 154 deixaram as suas vidas em África, 74 em combate. O heroísmo dos Fuzileiros foi lembrado com a entrega de quatro ordens da Torre e Espada, 12 medalhas de Valor Militar com Palma, 156 Cruzes de Guerra e 49 medalhas de Serviços Distintos com Palma.

Os Fuzileiros em África

1961-1974

de John P. Cann

Propriedade Descrição
ISBN: 9789898219534
Editor: Tribuna da História
Data de Lançamento: julho de 2018
Idioma: Português
Dimensões: 199 x 270 x 9 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 144
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > História > História Militar
EAN: 9789898219534

Excelente contributo

Francisco Pereira

Cann é um grande estudioso da matéria militar portuguesa do século XX, este é mais um dos seus excelentes trabalhos, obra essencial para conhecer os nossos Fuzileiros e a sua importância histórica.

Importante contributo para a memória

Eduardo Parreira

Livro interessante, com bastante informação, constitui-se como um contributo importante para a memória da história dos conflitos ultramarinos, no caso traçando o percurso dos fuzileiros navais da Marinha de Guerra Portuguesa, nos três palcos do conflito. Com um texto de leitura bastante acessível, bem estruturado e ilustrado com imagens de época, na sua maioria de arquivos pessoais. Sem dúvida a não perder por quem pretende saber um pouco mais sobre esta unidade de elite da Marinha Portuguesa e a sua intervenção entre 1961 e 1975 em Angola, Moçambique e Guiné.

SOBRE O AUTOR

John P. Cann

John P. Cann, oficial-aviador da Marinha norte-Americana na reserva, fez parte do gabinete do Secretário Auxiliar da Defesa para Operações Especiais e Conflitos de Baixa Intensidade e, depois, do gabinete do Subsecretário de Estado da Defesa.

Doutorado em Estudos de Guerra pelo King's College, da Universidade de Londres, tem publicado artigos sobre o tema da contrainsurreição. Prestou também serviço no Pentágono e no comando Ibérico da Nato, em Oeiras.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU