Os Fantasmas de Pessoa

de Manuel Jorge Marmelo

editor: Edições Asa, abril de 2004
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
Manuel Jorge Marmelo é o primeiro autor português a participar nesta colecção "Literatura ou Morte", um projecto da editora brasileira Companhia das Letras, por cá publicada pela Asa. "Os Fantasmas de Pessoa" reconstrói ficcionalmente a relação do poeta português com o "mago" inglês Alistair Crawley, figura de culto (também na rede), cujo presumível desaparecimento na Boca do Inferno, Cascais, em 1930, está ainda envolto de mistério. Segundo a ficção de MJM, Crawley teria manipulado Pessoa, chantageando-o com a ameaça da revelação das cartas a Mário de Sá-Carneiro (que estarão perdidas) e que revelariam algumas facetas do poeta que este quereria ocultar. Uma história literário-policial, que repesca o inspector Quaresma, primeiro detective português, e aborda os truques da "sociedade do espectáculo", a que Crawley tão sabiamente já saberia recorrer.

"Os 'Fantasmas de Pessoa' apresenta uma escrita desenvolta e elegante, polvilhada de citações de Pessoa sem ser pedante, e sempre divertida. Existe alguma investigação, quer sobre Crawlew, quer sobre os círculos místicos portugueses, e umas breves pinceladas [...], como o famoso Martinho da Arcada. Mas o que faz o interesse desta ficção é o prazer da narrativa - e, por conseguinte, da leitura [...]"
Pedro Mexia, Diário de Notícias

Os Fantasmas de Pessoa

de Manuel Jorge Marmelo

Propriedade Descrição
ISBN: 9789724136677
Editor: Edições Asa
Data de Lançamento: abril de 2004
Idioma: Português
Dimensões: 139 x 211 x 10 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 118
Tipo de produto: Livro
Coleção: Literatura ou Morte
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Outras Formas Literárias
EAN: 9789724136677
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
Manuel Jorge Marmelo

Manuel Jorge Marmelo nasceu em 1971, na cidade do Porto.
Estreou-se na literatura em 1996 e publicou, de então para cá, em Portugal e não só, romances, crónicas, contos e livros infantis, destacando-se os romances Uma Mentira Mil Vezes Repetida, editado em 2011, que conquistou o prestigiado Prémio Literário Casino da Póvoa/Correntes d'Escritas 2014; Macaco Infinito, de 2016; Somos Todos Um Bocado Ciganos, de 2012; e o livro O Silêncio de um Homem Só, distinguido em 2005 com o Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco. O romance O Tempo Morto É Um Bom Lugar, de 2014, foi um dos três finalistas do Livro do Ano da Time Out Lisboa.

(ver mais)
Medo de Sade

Medo de Sade

10%
Edições Asa
1,50€ 10% CARTÃO
Adeus, Hemingway

Adeus, Hemingway

Edições Asa
2,50€