Os Famintos

de João Grave

editor: Lello Editores, julho de 2008
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i

Escrevi-o há dez anos, dum jacto, sem reflexão, sem minuciosidades deanálise e de psicologia, num especial estado de alma e quase sem experiência.Hoj e, vejo o mundo e os seus es­pectáculos, os homens e as suas paixões, comoutros olhos. A fé antiga transmudou-se em pessimismo e em tristeza: aingenuidade de outrora, toda emotiva, foi substituída pela inteligênciacrítica. Se quisesse refundir «Os FAMINTOS», alterá-los-ia profundamente na suaessência e na sua ex­pressão artística, e os que os leram, não os reconheceriammais tarde. Decidi, portanto, conservar o romance tal como primitivamente foilançado aos alaridos da publicidade, li­mitando-me a eliminar uma outrapalavra, a comunicar um pouco mais de ordem e de serenidade aos seus capítulos,a fazer levês retoques que em nada influíssem no sentido ou perturbassem aunidade plástica da prosa. Deste modo, «Os FAMINTOS» ficarão como um documentonítido e preciso, marcando a iniciação da minha actividade de escritor.

Zola, republicando um dia, já em plena e luminosa glória, os «MISTÉRIOS DEMARSELHA» folhetim sombrio em que os episódios lúgubres, as inverosimilhanças,as situações absurdas se sucedem constantemente, fora de toda a realidadehumana, afirmou que não hesitava em reviver um livro esquecido nas sombras dopassado, «porque nenhum trabalhador se devia envergonhar do seu trabalho» eporque, relendo o volume composto na sua juventude, lhe era grato compará-locom os outros que o haviam tornado justamente célebre, exclamando:
— Foi por ali que principiei!…
Eu não produzi — aí de mim! — obra que me envaideça eque seja digna de glor ificações a que, de resto, nunca aspirei: mas também seráinefável para o meu espírito, ao ler novamente «Os FAMINTOS», relembrar queeles foram o meu primeiro romance...

Miramar, 23 de Setembro de 1913
JOÃO GRAVE
[...]
in Nota à Segunda Edição

Os Famintos

de João Grave

Propriedade Descrição
ISBN: 9789724818610
Editor: Lello Editores
Data de Lançamento: julho de 2008
Idioma: Português
Dimensões: 147 x 205 x 12 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 208
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Romance
EAN: 9789724818610
e e e e e

Sobre a genuína bondade e singileza

Pedro F. Rocha

A pobreza, a fé, a caridade, a honestidade. O amor, o sonho, a integridade. Mas o sonho, acima de tudo. Explora na sua primeira obra, este homem da minha terra, o pobre (o faminto), as suas infelicidades e os seus sonhos. Mas explora a vida dos pobres que querem ser pobres, porque a riqueza tantas vezes corrompe. O pobre que sempre recorre a Deus, tantas vezes como as que o acusa de dos pobres sempre se ter esquecido. É um livro sobre a entrega e sobre o amor infinito - o verdadeiro amor. É um livro sobre a integridade e sobre a regra. É um livro sobre a fé. É um livro sobre a honestidade e o trabalho. É um livro sobre a condição do Homem.