Os Doze Césares Livro
de Suetónio
Sobre
o LivroEmbora pouco ou nada se saiba de preciso sobre a vida do autor de Os Doze Césares, parece, efectivamente, que teria nascido na época de Vespasiano e que seu pai servira na décima terceira legião romana como tribuno augusticlavo. Habilitado, pelas condições do seu nascimento, a seguir a carreira das armas e das letras, como era então costume em Roma, preferiu esta àquela. E, de facto, foi um homem de letras aplicado e laborioso. Através das cartas de Plínio o Moço, seu protector, depreende-se que Suetónio era casado e pai de numerosos filhos. É Plínio quem o anima a abraçar o mister de advogado e de retórico. Mas o seu principal labor encontra-se nas numerosas obras literárias e históricas que escreveu. Quase todas desapareceram, e, entre as poucas que chegaram até nós, conta-se a vida dos Gramáticos e Retóricos Ilustres. Graças à nomeada que ganhou com os seus trabalhos, veio a conquistar a amizade do imperador Adriano, que fez dele seu secretário ou epistolarum register. Nessa situação pôde Suetónio consultar os arquivos do Estado e, inclusivamente, percorrer a correspondência de Augusto.
Malquistado com o imperador por causa da imperatriz Sabina, caiu em desgraça junto de Adriano e foi, depois disso, no retiro a que então se votou, que se consagrou a escrever a vida de Os Doze Césares.
Conforme refere a nota prévia lendo esta obra somos transportados à Roma dos Césares como se a Roma dos Césares ainda estivesse de pé e os Césares continuassem vivos. Ao ler esta magnifica obra, lembrei-me de uma frase de Saramago “Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo”, na verdade foi o que senti ao lê-la. A ler e reler, recomendável.
Maravilhosamente escandaloso e é simplesmente inspirador que foi escrito quase contemporaneamente com os eventos. Não deve ser tomado como verdade literal, mas para quem quer uma boa porção de história desses doze romanos, este é definitivamente, o livro apropriado.
Excelente livro, com pormenores interessantes sobre os maiores imperadores da Roma Antiga, de leitura acessível