Os Animais Estavam Zangados
de William Wondriska; Tradução: Rui Lopes
Sobre
o LivroEra um dia quente na selva e os animais estavam desocupados. Como não tinham que fazer, começaram a embirrar uns com os outros. O leão foi o primeiro, virando-se para a tartaruga: "Odeio-te porque és muito lenta." Zangada, a tartaruga foi implicar com o elefante: "Odeio-te porque és muito grande." O elefante, zangado, foi implicar com a formiga, que implicou com a girafa, que implicou com a cobra, que implicou com o hipopótamo, que implicou com… Até todos os animais estarem tão furiosos "que se previa uma grande zaragata". Mesmo ao leão já tinham dito que o odiavam "por ser barulhento". Quem salvou a situação foi uma pomba sorridente, que valorizou a principal característica de cada um. Disse ao leão: "Eu gosto de ti porque, às vezes, é bom ser barulhento." Disse à tartaruga: "Eu gosto de ti porque, às vezes, é bom ser lento." A todos disse algo semelhante, pacificando-os. O dia manteve-se quente e os animais continuaram sem ter que fazer, mas agora andavam contentes.
Este livro ajuda as crianças perceberem que podemos estar todos zangados só porque sim, mas que também facilmente podemos fazer as pazes.
Este livro mostra nos a importância da forma como falamos com os outros, pois essa pode influenciar todo o seu dia, cabe nos a nós querer ter um impacto positivo ou negativo. E as características de cada um podem ser positivas e negativas ao mesmo tempo, depende sempre de como as vemos.
Uma história simples e ao mesmo tempo com toda a informação que permite compreender como as atitudes podem influenciar os sentimentos entre os animais (fazendo o paralelismo com o ser humano). Ótimo para trabalhar em dinâmicas de grupo com crianças.
Nem sempre estar zangado é a melhor opção. Uma história que descobre uma luz no interior de cada animal. No final todos sorriem.