O Romance da Minha Vida

de Leonardo Padura
Editor: Edições Asa, abril de 2005 ‧

Uma viagem ao mais fundo da consciência nacional cubana, pela voz de um dos seus mais importantes autores.

Depois de dezoito anos de exílio, Fernando Terry decide voltar por algum tempo a Havana, atraído pela possibilidade de encontrar finalmente a autobiografia desaparecida do poeta José María Heredia, ao qual dedicou a sua tese de doutoramento. De passagem, terá oportunidade de esclarecer de uma vez por todas quem foi que o denunciou e provocou a sua expulsão da universidade. Paralelamente à história desse reencontro e à procura do almejado manuscrito (que tem por título, precisamente, O Romance da Minha Vida), juntam-se, no plano narrativo, dois outros planos temporais: o da vida de Heredia, nos começos do século XIX, quando a ilha era ainda uma colónia, e o dos últimos dias do seu filho, José de Jesús de Heredia, um mação dos princípios do século XX. Paulatinamente, as vidas dos vários personagens e as suas peripécias vão-se entretecendo em paralelismos inesperados, como se em Cuba a História se intrometesse sempre da mesma maneira no destino individual de todos aqueles que se destacam pelo seu talento: as delações, os exílios, as intrigas políticas acompanham sempre os criadores, seja qual for o período histórico em que lhes tenha caído em sorte viver.
Abandonando temporariamente os seus romances de cariz policial, Padura oferece-nos aqui uma obra mais ambiciosa, que o consagrou definitivamente como um dos nomes mais importantes da actual literatura cubana e que obteve, em 2001, o Prémio Internacional de Romance “Casa de Teatro”.

“É o meu romance mais ambicioso.”
Leonardo Padura

"(O Romance da Minha Vida) confirma o papel de porta-voz essencial da sociedade que o romance assume na América Latina." ABC

O Romance da Minha Vida

de Leonardo Padura

Propriedade Descrição
ISBN: 9789724141138
Editor: Edições Asa
Data de Lançamento: abril de 2005
Idioma: Português
Dimensões: 150 x 230 x 30 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 390
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Romance
EAN: 9789724141138
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável

SOBRE O AUTOR

Leonardo Padura

Leonardo Padura nasceu em Havana em 1955. Licenciado em Filologia, trabalhou como guionista, jornalista e crítico. Os seus romances policiais protagonizados pelo detetive Mario Conde alcançaram êxito internacional, tendo sido traduzidos para inúmeras línguas e recebido prestigiados galardões literários como o Prémio Café Gijón, o Prémio Dashiell Hammett, o Prémio Raymond Chandler, entre muitos outros. Em 2012, em Cuba, venceu o Prémio Nacional da Crítica, e, no ano seguinte, foi distinguido em França com a Ordem das Artes e das Letras. Em 2015, recebeu o Prémio Princesa das Astúrias das Letras pelo conjunto da sua obra.

Morrer na Praia – o seu novo romance – junta-se agora a outros títulos já publicados pela Porto Editora: O Homem que Gostava de Cães, Hereges, A Transparência do Tempo, Quarteto de Havana I e II, Como Poeira ao Vento, Pessoas Decentes e Ir a Havana.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR