O Problema da Novidade Cognitiva na Epistemologia de Jean Piaget
Livro 1
de Maria Isabel Aguilar Macedo
Sobre
o LivroQue tipo de novidade cognitiva é privilegiado por Piaget? Qual a raiz do conhecimento novo e como surge? São algumas das grandes questões a que este livro visa responder, procurando desse modo contribuir para a compreensão do modelo construtivista piagetiano.
Porque a constituição do modelo não é homogénea - mas resulta do entrecruzamento de uma epistemologia construtiva, de uma filosofia heurística e inspiradora das grandes concepções sobre o sujeito e da ciência psicogenética, cujos factos conferem à teoria a cintura protectora - o livro parte da análise do estatuto de cada um desses campos teóricos. Essa análise conclui não só pelo entrecruzamento, como pela transversalidade, desempenhando a epistemologia o lugar teórico polarizador do estudo da novidade cognitiva.
Por esse lugar, e por se assumir como uma «epistemologia com sujeito», entra no debate epistemológico anglo-saxónico (com Popper, Kuhn, Feyerabend, Lakatos, de entre outros), demarcando-se dele.