O Príncipe Livro
Introdução e Notas de José António Barreiros
de Nicolau Maquiavel
Sobre
o LivroUMA OBRA ACTUAL 5 SÉCULOS DEPOIS
Ao longo da sua carreira Maquiavel procurou estabelecer um Estado capaz de resistir às ameaças exteriores. Os seus escritos denotam a preocupação de criar princípios segundo os quais o Estado assenta e os meios pelos quais ele possa ser indubitavelmente implementado e mantido. No seu trabalho mais conhecido e famoso, O Príncipe, o autor descreve o método pelo qual um príncipe pode adquirir e manter o poder político. Esta postura, por vezes confundida como uma defesa do despotismo e tirania, é baseada nas crenças de Maquiavel de que um governante não se rege pelas tradicionais normas éticas. Segundo o seu ponto de vista, um príncipe deveria preocupar-se apenas com o poder e regular-se apenas pelas regras que o levariam ao sucesso nas diversas acções políticas. Para Maquiavel, o Estado deve ser virtuoso e estável e as acções tomadas para defender essa estabilidade, por muito sórdidas ou cruéis que sejam, justificam-se. A sua máxima é a de que os fins justificam os meios. Esta edição que a Presença agora lança, traduzida a partir do texto original por Maria Jorge Vilar de Figueiredo, conta com uma introdução e notas da autoria de José António Barreiros, eternizando uma das mais famosas obras da história da filosofia política.
Livro que nos dá a conhecer a obra de Maquiavel, livro que porventura iniciou a disciplina de ciência politica, sempre atual até aos nossos dias dado que Maquiavel percebeu no seu tempo como funciona a persuasão e a luta pelo poder.
Apesar de ter sido banido, este livro mostra-nos como foi feito politica ao longos dos tempos, como chegar ao poder e sobretudo como mantê-lo, usando para isso estratérias morais duvidosas mas eficazes.
Um livro de teor intrinsecamente político, que aborda temas como a subida ao poder, os meios para o atingir e como o manter. Este livro está na origem do termo "os fins justificam os meios" e da palavra "maquiavélico"
Um livro que ilustra a nossa sociedade e politica actuais. Como são antigos os pressupostos. Como devemos desconfiar das boas intenções de alguns...poderosos.
Livro que nos introduz nos meandros de como atuar na mais alta escola da imoralidade , dissimulação e hipocrisia. Livro que para gente boa nos diz como não se deve agir e nos prepara para nos defender daqueles que não olham a meios para atingir os fins.Um contributo para melhorar a nossa sabedoria.