O Primeiro Dia Europeu de Portugal

Cenas da união selada pela televisão

de Gisela Machado

editor: Campo das Letras, outubro de 2005
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
O Tratado de Adesão de Portugal à CEE: análise da telecerimónia.
Prefácio de Francisco Rui Cádima - Professor da Universidade Nova de Lisboa (Departamento de Ciências da Comunicação – FCSH)

A 12 de Junho de 1985 realizou-se a cerimónia de Assinatura do Tratado de Adesão de Portugal à CEE, um dos maiores acontecimentos mediáticos portugueses ocorridos após o 25 de Abril de 1974, que mobilizou meios excepcionais para a época.
Esta obra analisa ao pormenor a ampla, minuciosa e protocolar cobertura do evento feita pela RTP, mas não se limita ao estudo desta telecerimónia; traça também uma contextualização histórica da progressiva e contraditória aproximação de Portugal às democracias capitalistas europeias.
“O Primeiro Dia Europeu de Portugal” foi o culminar de um longo processo. A emissão da RTP fixou o acontecimento na memória nacional e erigiu-o como o primeiro momento de sedução televisiva dos portugueses para o ideal europeu.

O Primeiro Dia Europeu de Portugal

Cenas da união selada pela televisão

de Gisela Machado

Propriedade Descrição
ISBN: 9789726109808
Editor: Campo das Letras
Data de Lançamento: outubro de 2005
Idioma: Português
Dimensões: 153 x 228 x 42 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 292
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Comunicação e Jornalismo
EAN: 9789726109808
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
Gisela Machado

Gisela Machado nasceu no Porto, em 1974. Em 1996, concluiu a Licenciatura em Ciências da Comunicação, ramo de Jornalismo, pela Universidade Nova de Lisboa.
Colaborou na secção cultural do jornal Expresso até ingressar na redacção da RTP, em 1997, onde se mantém, como jornalista da Editoria de Política, Economia e Internacional.
Em 2003, conclui o Mestrado em História Contemporânea, na Universidade do Porto, com o trabalho que aqui se apresenta. A obra recebeu uma Menção Honrosa do Prémio Fundação Mário Soares 2004 e o incentivo à Edição de Obras sobre Comunicação Social, do Instituto da Comunicação Social.

(ver mais)