O Poder da Arte

O Estado Novo e a Cidade Universitária de Coimbra

de Nuno Rosmaninho

editor: Imprensa da Universidade de Coimbra, novembro de 2006
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A construção da Cidade Universitária de Coimbra, levada a cabo entre 1941 e 1975, supôs uma intervenção urbana tão profunda e afirmou-se tão claramente como uma obra de regime que se torna difícil exagerar o seu significado. Ela é, a par dos tribunais, uma das melhores expressões da arquitectura de poder do Estado Novo. Nenhuma obra revela tão bem o uso propagandista do património. No entanto, observada em pormenor, deixa ver a acção por vezes desencontrada dos organismos oficiais. E a sua recepção critica sugere uma escassa capacidade de endoutrinação.
É no seio da arte totalitária que a Cidade Universitária de Coimbra melhor se compreende, mesmo nas suas aparentes contradições. O seu estudo confirma a diferenciação de modelos arquitectónicos e traz para primeiro plano as divergências existentes dentro do Estado Novo quanto à importância do nacionalismo arquitectónico e aos meios de o alcançar. O predomínio do classicismo monumental não obstou ao afloramento de modelos pseudo-vernáculos em bairros de realojamento e obras secundárias e a tardia emergência do modernismo. A estatuária, próxima da dos regimes autoritários e totalitários pelo seu estatismo, sobriedade académica e alusão à Antiguidade, permaneceu refém de um naturalismo simplificado e geralmente convencional. Os murais foram votados à consagração da História, dos heróis nacionais e do saber.

O Poder da Arte

O Estado Novo e a Cidade Universitária de Coimbra

de Nuno Rosmaninho

Propriedade Descrição
ISBN: 9789728704551
Editor: Imprensa da Universidade de Coimbra
Data de Lançamento: novembro de 2006
Idioma: Português
Dimensões: 176 x 276 x 40 mm
Tipo de produto: Livro
Coleção: Arquitectura
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Ensaios
EAN: 9789728704551
Nuno Rosmaninho

Nuno Rosmaninho nasceu em 1964 e é professor associado com agregação do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, para onde entrou como assistente estagiário em 1991. Licenciado em História, variante de História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1987), onde também realizou o mestrado em História Contemporânea de Portugal, com uma tese intitulada Historiografia Artística Portuguesa: De Raczynski ao dealbar do Estado Novo (1993), e o doutoramento, intitulado O Poder da Arte. O Estado Novo e a Cidade Universitária de Coimbra (2002), publicado pela Imprensa da Universidade de Coimbra em 2006. Em 2014, realizou provas de agregação em Estudos Culturais na Universidade de Aveiro, apresentando um relatório da unidade curricular de Identidade Artística Portuguesa e uma lição subordinada ao título A Deriva Nacional da Arte. Portugal, séculos XIX-XXI.

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