10% de desconto

O Mundo no Século XXI

Uma Teoria dos Sistemas Mundiais

Livro 1

de Robert Fossaert

editor: Instituto Piaget, abril de 1996

O século XXI promete um novo mundo. E tem vindo a tomar forma, desde o início da «glasnost» à unificação alemã e à guerra do Golfo. De 1985 a 1991, a guerra fria chega ao fim, graças às cedências da antiga URSS, a Europa faz desaparecer as barreiras que a separam e os Estados Unidos afirmam a sua proeminência. Neste movimento de inovação, a Ásia participa a seu modo: da Índia à China, metade da população mundial começa a dar mostras de uma verdadeira progressão económica. Embora a estagnação que se verifica na América Latina, dilacerada pela dívida, e a implosão dos frágeis Estados africanos, povoados por etnias heteróclitas e atingidos por índices demográficos alucinantes, o mundo está, de facto, em transformação. Um mundo novo que continuará a ser incompreensível para todos os que negligenciam o trabalho milenar que civilizou a China, a Índia ou o Próximo Oriente. Ininteligível para os que considerem, com desdém, os circuitos mercantis, infiltrados entre os antigos impérios, e depois alargados pelas colónias, a aprtir do século XVI.
Um novo mundo incompreensível fundamentalmente para os que ignorem as mutações financeiras, políticas e culturais que o capitalismo se encarregou de multiplicar ao longo dos séculos XIX e XX. O mundo, que o século XXI promete, será mais inteligível se a teoria alimentada por estas experiências históricas culminar numa avaliação cuidada sobre as inovações visíveis a partir de hoje.
Inovações técnicas, demográficas e culturais, mas, igualmente, convulsões desencadeadas pela multiplicação das cidades gigantescas, pela associação forçada entre a indústria e a ecologia ou pela necessária «domesticação» da comunicação social.
Evoluções que se efectuarão num mundo mais capitalista do que nunca, onde os Estados sentirão dificuldades para controlar as centenas de povos que desejam uma autonomia mais alargada. A julgar pela situação actual, o mundo do século XXI poderá ser dilacerado por crises e guerras, revoluções mesmo, Tal como o caos que marcou os anos 1914-1945. Contudo, nada impede que as forças políticas, os povos e os Estados dêem mostras de uma força benéfica, como aconteceu frequentemente entre 1945 e 1975. O mundo do século XXI continua, de facto, por construir.

O Mundo no Século XXI

Uma Teoria dos Sistemas Mundiais

de Robert Fossaert

Propriedade Descrição
ISBN: 9789728245757
Editor: Instituto Piaget
Data de Lançamento: abril de 1996
Idioma: Português
Dimensões: 160 x 235 x 50 mm
Páginas: 662
Tipo de produto: Livro
Coleção: Economia e Política
Classificação temática: Livros em Português > Política > Política em Geral
EAN: 9789728245757
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável