O Mestre de Petersburgo Livro
de J.M. Coetzee
Sobre
o Livro
Sinopse
O Nobel da Literatura J. M. Coetze recria ficcionalmente a vida de um dos maiores vultos da literatura mundial, o russo Fiódor Dostoievski, "mestre de Petersburgo", cidade onde decorre a acção, no ano de 1869, quando o autor de "Crime e Castigo" terá começado a escrever "Os Demónios", em que a personagem principal foi inspirada no anarquista Sergei Nechaev, autor do célebre folheto "O Catecismo Revolucionário". Nesta altura da sua vida, já Dostoievski havia abandonado os ideais da revolução, tendo-se tornado cristão ortodoxo, e suspeita que teria sido Nechaiev o responsável pela morte de Pavel, enteado do romancista.
Críticas de imprensa
"Sem colocar o escritor russo como espelho de si mesmo, mas garantindo-lhe a autonomia de carácter, Coetze trata nesta obra temas muito dostoievskianos como os das relações pais/filhos, a rebelião face à autoridade parental, que se traduz pela recusa de todas as figuras 'paternais', desde o czar até Deus, o tema do parricídio, bem como a semelhança que há entre as pulsões destruidoras de um fundador da ideologia terrorista e um escritor cuja raiva subterrânea escapa a esse modus operandi talvez pelo simples facto de não se tratar de um homem de acção."
Nuno Carvalho, in Diário de Notícias
Nuno Carvalho, in Diário de Notícias
Opinião
dos leitoresDetalhes
do ProdutoO Mestre de Petersburgo
ISBN: 9789722026505
Edição: 04-2004
Editor: Dom Quixote
Idioma:
Português
Dimensões: 155 x 235 x 10 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 240
Tipo de Produto: Livro
Classificação Temática:
Livros em Português
> Literatura
> Romance
Quem já leu Coetzee sabe que este escritor não é de "paninhos quentes". Este romance é exemplo disso. É uma "chapada" de realidade misturada com qualquer coisa de fantástico/surreal. Gostei.