O Mesmo Mar Livro
de Amos Oz
Sobre
o LivroA obra-prima do mais conceituado escritor de Israel.
Albert, Nadia, Enrico, Dita, Bettine. Cinco personagens em rota de colisão, como triângulos que se interceptam. Triângulos amorosos, de amizade e solidariedade, mas também de incerteza e temor. Relações de sombra e de luz. Em última instância todas as personagens estão rodeadas de sombras, todos as personagens estão entregues a si mesmas, às suas fragilidades e pequenas cobardias.
Lentamente, as ligações desdobram-se entre o sofrimento silencioso de Albert, a sua falecida mulher Nadia, Enrico, o filho ausente, e as duas mulheres da sua vida – Dita, a sensual namorada de Enrico, e Bettine, a amiga viúva. Um complexo mosaico de vozes, cujo registo cruza prosa e poesia à medida que a trajectória das personagens é traçada e Amos Oz nos apresenta o mundo confuso e contemporâneo de Enrico e Dita e o elegíaco passado de Albert, Nadia e Bettine.
Ana Cristina Leonardo, In Expresso, 31 de Julho de 2004
Francisco José Viegas, Grande Reportagem
" 'O Mesmo Mar' é claramente um romance, só que é escrito em verso. Entre a prosa e a poesia vai o escritor israelita recriando um género e, ao mesmo tempo, baralhando as cinco vidas de um enredo em que se cruzam vários temas. Do amor, da família, da morte, da dor. E, em certa medida, também do futuro de Israel (como que a provar que as pequenas histórias são a melhor maneira de contar as grandes histórias)."
Sara Belo Luís, Visão
"Um romance poético sobre o amor, a família e a perda… Escrito de uma maneira tão delicada, tão límpida, que é já aclamado pela crítica como o mais brilhante trabalho de Amos Oz."
The Guardian
"Uma inesquecível obra de arte."
The Daily Telegraph
"O mais recente livro de Amos Oz é inovador, audacioso, diferente de tudo quanto conhecemos. Um romance extraordinário."
Há’aretz Book Suplement
"Este livro contém tudo aquilo que Israel é hoje."
La Repubblica.
Um livro tocante que trata de assuntos tão diversos quanto o medo, a solidão, o desejo, as frustrações, a esperança. Um livro muito bem escrito.