30% de desconto

O Marinheiro Que Perdeu as Graças do Mar

de Yukio Mishima
Livro eBook
editor: Livros do Brasil, janeiro de 2021
15,50€
12,40€
20% DE DESCONTO IMEDIATO + 10% CARTÃO
EM STOCK -
LEITURAS DE VERÃO - VER MAIS LIVROS EM PROMOÇÃO
Rapazes de treze anos, Noboru e o seu grupo rejeitam os valores do mundo dos adultos, tão voláteis às paixões, tão desligados do verdadeiro sentido da existência. Quando a sua mãe conhece o marinheiro Ryuji e se envolve com ele, o rapaz fascina-se com as histórias de aventuras no alto-mar, com a coragem e a calma daquele homem, com a solidez do seu corpo. Mas o grupo não se rende facilmente a encantos e, assim que o marinheiro desilude os seus ideais fundamentalistas, montam e põem em marcha um cruel plano de vingança. Um dos mais breves e poderosos romances da obra de Yukio Mishima, O Marinheiro Que Perdeu as Graças do Mar foi publicado originalmente em 1963, revelando um olhar de um radicalismo brutal sobre a honra perdida de uma sociedade japonesa irremediavelmente transformada pela guerra.
Japão Wook 640.jpg

Qual o destino de férias preferido dos clientes da Wook? Nós dizemos-lhe

Os livros são muitas vezes o início de grandes viagens. Na Wook, as vendas dos guias de viagem são um indicador das preferências dos nossos clientes e, permitam-nos a soberba, dos portugueses em geral. *
Em 2024, Itália liderou a lista dos sonhos de verão — e não é difícil perceber porquê. Da cidade eterna aos canais de Veneza, das águas de Capri aos sabores da Toscana, ecoam as palavras de Italo Calvino: «A cidade não conta o seu passado, contém-no como as linhas de uma mão.» (1)
Este ano, porém, a preferência dos portugueses parece que mudou, não apenas de país, mas também de continente. Os guias mais vendidos em 2025, até ao momento, apontam para o Japão como o novo destino favorito dos viajantes portugueses. O fascínio pelo Oriente, com a sua estética minimalista e espiritualidade serena, tem inspirado muitos a embarcarem para Tóquio, Quioto, Osaka, entre outros locais que nos fazem sonhar. A Haruki Murakami, talvez o mais lido dos autores nipónicos em Portugal, é atribuída a seguinte frase: «Se não consegues entender sem uma explicação, então não vais entender com uma». Talvez seja por isso que há tantos a quererem visitar e experienciar o Japão — há coisas que só se compreendem estando lá.
Entre sushi e sakura, os portugueses parecem ansiar por uma viagem mais introspetiva, em contraste com o hedonismo mediterrânico do verão anterior. Ainda assim, para além do Japão e da Itália, países como Espanha, França ou a Dinamarca continuam populares, alimentando tanto o paladar como a alma, tal como recomendaria Albert Camus: «No meio do inverno, aprendi enfim que havia em mim um verão invencível».(2)
Os destinos mudam, mas o impulso é o mesmo: o desejo de viver histórias dignas de livro. E enquanto houver páginas a virar, haverá sempre novos mapas para desenhar, mundos para descobrir e personagens para encarnar. Afinal, como escreveu Fernando Pessoa, «Viajar é o melhor modo de fugir de si próprio». (3)

Quer saber mais sobre o Japão? Comece com estes livros! A Cidade e as Suas Muralhas Incertas, de Haruki Murakami A Cidade e as Suas Muralhas Incertas é o livro mais recente de Haruki Murakami – o romancista japonês vivo de maior sucesso – e transporta-nos para um estranho mundo surreal. A narrativa desenrola-se em torno dois jovens apaixonados. Nos seus breves encontros, a jovem revela ao rapaz a existência de uma misteriosa cidade rodeada de uma alta muralha, situada num outro mundo. Quando chega o outono e a rapariga desaparece misteriosamente, o rapaz parte em busca da cidade na esperança de reencontrar a amada. Quando a encontra, vê-se perante um universo paralelo, em que realidade, sonhos e sombras desafiam a lógica. COMPRO NA WOOK! » Doce Tóquio, de Durian Sukegawa Doce Tóquio retrata de forma subtil e comovedora a redenção numa sociedade que não perdoa. Sentaro, um homem sem grandes esperanças, trabalha numa loja de dorayaki (panquecas recheadas com pasta de feijão) para pagar dívidas. Certa primavera, a chegada de Tokue, uma idosa com um passado marcado pela lepra, transforma a sua vida ao ensiná-lo a fazer uma pasta de feijão doce tão boa que parece mágica. Com uma escrita delicada, Durian Sukegawa destaca a importância da paciência, da amizade e da busca pela perfeição, celebrando a beleza das coisas simples. Não deixe de ver Uma Pastelaria em Tóquio, a belíssima adaptação deste romance ao cinema. COMPRO NA WOOK! » O Marinheiro Que Perdeu as Graças do Mar, de Yukio Mishima Este soberbo romance desenrola-se à volta de Noboru, um adolescente que questiona o mundo e a realidade – com um grupo de amigos que rejeita os valores do mundo dos adultos –, e Ryuji, um marinheiro que simboliza a libertação e as aventuras. O rapaz fascina-se com as histórias, a coragem e a calma daquele homem. Mas quando o marinheiro desilude os ideais do grupo de Noboru, estes montam um plano de vingança. As partes pungentes do romance sobre uma geração traumatizada pelas consequências da guerra e a procura de beleza e da honra perdida do Japão, são pontos-chave nesta obra literária. COMPRO NA WOOK! » Antes da Despedida, de Toshikazu Kawaguchi Antes da Despedida é o quarto livro da série bestseller mundial Antes que o Café Arrefeça. Funiculi Funicula é um centenário café em Tóquio onde, diante de uma chávena de café bem quente, os clientes podem viajar até ao passado e estar com quem amam ou perdoar pessoas que deixaram para trás, mas não sem riscos. Neste volume, o café recebe quatro novos visitantes: um marido que deixou algo muito importante por dizer; uma mulher que não consegue despedir-se do seu cão: uma rapariga que não aceita o pedido de casamento; e uma filha que fez o seu pai afastar-se. Toshikazu Kawaguchi escreveu esta obra originalmente como peça de teatro, e o primeiro livro já foi adaptado ao cinema. COMPRO NA WOOK! » (1) As Cidades Invisíveis, Italo Calvino
(2) O Verão, Albert Camus
(3) Livro do Desassossego, Fernando Pessoa

* Este artigo foi originalmente publicado na revista wookacontece de Maio de 2025.

O Marinheiro Que Perdeu as Graças do Mar

de Yukio Mishima

Propriedade Descrição
ISBN: 978-989-711-070-2
Editor: Livros do Brasil
Data de Lançamento: janeiro de 2021
Idioma: Português
Dimensões: 152 x 235 x 13 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 136
Tipo de produto: Livro
Coleção: Dois Mundos
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Romance
EAN: 978989711070212
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável

Muito bom

Maria

Neste livro percebe-se o problema do autor com a sociedade. Apesar de tudo, e de haver algumas cenas macabras, o que é facto é que ainda é uma realidade em pleno século XXI. Acho que é de leitura obrigatória

Muito bom!

H. Sobreiro

Não consigo explicar o que me prendeu tanto a este livro... Adorei a escrita, e acho mesmo que é melhor do que a que vemos em O Templo Dourado. É qualquer coisa de fenomenal conseguir ouvir o mar quando estou a ler a introspeção de Ryuji.

SOBRE O AUTOR

Yukio Mishima

Yukio Mishima, novelista e dramaturgo, pseudónimo de Kimitake Hiraoka, nasceu em Tóquio em 1925 e suicidou-se de forma mediática, praticando o ritual japonês seppuku, a 25 de novembro de 1970, manifestando assim a sua discordância perante o abandono das tradições japonesas e a aceitação acrítica de modelos consumistas ocidentais. O idealismo que enforma a sua obra e conduzirá a sua vida está enraizado no tradicionalismo militar e espiritual dos samurais, e a sua conceção da arte liga-se a um elevado culto da alma e do corpo. Mishima é um dos mais conhecidos escritores japoneses, várias vezes apontado como candidato ao Prémio Nobel da Literatura, e autor de obras inesquecíveis como Confissões de Uma Máscara (1949), O Templo Dourado (1956) ou O Marinheiro Que Perdeu as Graças do Mar (1963).

(ver mais)

LIVROS DA MESMA COLEÇÃO

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU