O Guardião de Livros

de Cristina Norton
Editor: Livros d'Hoje, maio de 2010 ‧
Uma escrava muda conta um segredo guardado durante 200 anos; um escravo apaixona-se por quem não deve; uma carioca leva um português a descobrir as delícias do sexo; um cientista judeu a quem são confiados dois livros raros naufraga nas ilhas Malvinas. Estas são algumas das personagens deste romance, que nos narra a vida de Luís Joaquim dos Santos Marrocos, um bibliotecário hipocondríaco que, em 1811, atravessa o Atlântico rumo ao Brasil acompanhado por 76 caixotes cujo conteúdo era verdadeiramente precioso: no seu interior seguia a Real Biblioteca do Palácio de Ajuda, inicialmente esquecida no cais de Belém aquando da saída apressada da Corte portuguesa para o Brasil em 1808. A chegada ao Rio de Janeiro não foi fácil para Marrocos ao deparar-se com uma cidade onde nada o seduzia, - nem a comida, nem os cheiros, nem o calor - e com uma corte endividada, amante de cerimónias grandiosas e grosseira nos seus costumes diários. Mas tudo mudou quando conheceu Ana de Souza Murça. A autora descreve-nos uma vida rica em acontecimentos inesperados, onde a ironia se mistura com momentos comoventes.
Depois do sucesso de O Segredo da Bastarda Cristina Norton volta a deslumbrar-nos com o seu estilo expressivo e inovador assente numa pesquisa histórica séria. Este romance enfeitiçará e prenderá o leitor.

O Guardião de Livros

de Cristina Norton

Propriedade Descrição
ISBN: 9789722040761
Editor: Livros d'Hoje
Data de Lançamento: maio de 2010
Idioma: Português
Dimensões: 155 x 234 x 20 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 320
Tipo de produto: Livro
Coleção: Ficção histórica
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Romance
EAN: 9789722040761

SOBRE O AUTOR

Cristina Norton

Cristina Kas Norton nasceu a 28 de fevereiro de 1948, em Buenos Aires, Argentina, reside em Portugal há várias décadas e escreve em português.
A sua obra, que engloba poesia, romance e conto, está publicada em Portugal, no Brasil, no Chile e em Espanha. Destacam-se os romances O Afinador de Pianos (1997), O Lázaro do Porto (2000), O Segredo da Bastarda (2002), A Casa do Sal (2006), O Guardião de Livros (2010) e O Rapaz e o Pombo (2016), um dos três nomeados para o Prémio Autores da SPA. O seu livro de contos infantis O Barco de Chocolate recebeu o Prémio Adolfo Simões Müller. A Vida É Um Tango (contos, 2018) foi semifinalista do Prémio Oceanos e o conto «As Cinzas da Mãe», incluído neste livro, foi adaptado a televisão e transmitido na RTP1 em janeiro de 2021.
Recebeu, em 2016, o Prémio Reconhecimento Embaixada da Argentina pelo seu «destacado desempenho literário em Portugal», e, em 2020, a distinção Ad Femina Mundu do Prémio Femina Notáveis Mulheres.

(ver mais)

LIVROS DA MESMA COLEÇÃO

DO MESMO AUTOR