O Futuro da Representação Política Democrática

de André Freire
Editor: Nova Vega, julho de 2015 ‧
Esta é uma época paradoxal. Por um lado, desde a terceira vaga de democratização à escala mundial, que começou com o 25 de Abril de 1974, temos hoje provavelmente o maior número de sempre de democracias no mundo. Porém, por outro lado, «avolumam-se vários sinais de crise nos regimes democráticos representativos (…), nomeadamente, ao nível do núcleo duro destes regimes no Ocidente.» Há a clara e firme perceção (…) «de que estamos numa fase de transição para algo diferente. Todavia, há uma grande indefinição sobre o perfil dos novos regimes que resultarão desta transição (…).» «Os diferentes capítulos do livro apresentam sempre evoluções prováveis, mais ou menos positivas (e mais ou menos desejáveis do ponto de vista normativo), consoante os cenários traçados, embora pudéssemos descrever cada um dos estudos segundo uma tónica dominante mais otimista ou mais cética, quer quanto às tendências atuais, quer quanto às perspetivas futuras (…).» «Há, porém, pelo menos um forte traço de união entre os vários capítulos: (…) em estudo algum, perpassa a ideia de que não há alternativas mais democráticas face ao status quo, rejeitando-se assim sempre a ideia de ‘não há alternativa’ em prol da ideia cara aos ativistas e teóricos alter-mundialistas de que ‘outro mundo é possível’.»

O Futuro da Representação Política Democrática

de André Freire

Propriedade Descrição
ISBN: 9789897500381
Editor: Nova Vega
Data de Lançamento: julho de 2015
Idioma: Português
Dimensões: 168 x 239 x 16 mm
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Política > Política em Geral
EAN: 9789897500381

SOBRE O AUTOR

André Freire

André Freire (25 de abril de 1961, Lisboa - 30 de outubro de 2024) foi Professor Catedrático em Ciência Política, Diretor do Doutoramento em Ciência Política e Diretor da Licenciatura em Ciência Política, 2009-2015, ISCTE-IUL (Instituto Universitário de Lisboa). Foi investigador sénior do CIES-IUL e diretor do Observatório da Democracia e da Representação Política do CIES-IUL. Lecionou e apresentou conferências como convidado ainda em várias outras universidades portuguesas (FD-UL, FD-UC, FE-UC, ICS-UL) e estrangeiras (IEP-UB-FR, ULB-BEL, IEP-EU, UMD-USA, UAM-ESP, ICJS-CV, UM - IT).

Freire dirigiu vários projetos de pesquisa sobre ideologia (esquerda-direita, etc.), ao nível de elites e massas, comportamento eleitoral e atitudes políticas, sobre instituições e reformas políticas, e ainda sobre representação política.

Sobre estes assuntos publicou abundantemente, nacional e internacionalmente, em livros e revistas académicas. Foi colunista regular do jornal Público, desde março de 2006 até janeiro de 2016, e do Jornal de Letras, de maio de 2017 a abril de 2022, além de várias outras colaborações ocasionais na imprensa, rádio e TV, e foi ainda perito e consultor convidado de várias instituições nacionais (FCT, A3ES, DGAI-MAI, AR, etc.) e internacionais (COST, Comissão Europeia, Conselho da Europa – Programa Co-Acte, etc.) para os assuntos ligados ao ensino superior e à investigação em Ciências Políticas.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU