O Fundamentalismo Democrático

de Juan Luis Cebrián

editor: Campo das Letras, abril de 2005
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
Como é possível falar de fundamentalismo democrático, quando parecem ser termos tão contraditórios? O fundamentalismo é de origem religiosa, preconiza a interpretação literal dos textos sagrados e a sua estrita observância. Mas, por extensão, podemos aplicar essa mesma denominação àquelas correntes que pretendem aplicar de maneira ortodoxa a doutrina de um partido político, ou exercer de forma idêntica a sua acção pública. A democracia tem que ver sobretudo com o triunfo da razão do positivismo científico mas, nos nossos dias, afasta-se com perigosa frequência dos caminhos da dúvida para se revestir de certezas cada vez mais peremptórias: mercado, globalização, competência.

Neste livro, Juan Luis Cebrián chama a atenção para as tendências totalitárias, absolutistas e demagógicas de grande parte dos poderes que agem actualmente no mundo, e alerta para a mistificação da democracia, a sua transformação num corpo ideológico fechado e a sua delapidação tendo como objectivo proteger os interesses e os caprichos das classes dominantes. Ainda que se possa tratar de um mal universal, os seus sintomas fizeram-se notar com especial virulência em Espanha durante os anos de governação da direita. Este apaixonante ensaio fala-nos também das suas consequências perversas para a nossa convivência, repleta de renúncias e decepções face às esperanças nascidas na sequência da morte do ditador Franco.

O texto de Juan Luis Cebrián foi escrito num quadro político – tanto ao nível de Espanha como internacional – que regista sucessivas alterações. Haverá portanto realidades e situações que mudaram. Mas o fulcro das questões abordadas, a filosofia subjacente mantém a mais total e acutilante actualidade.

O Fundamentalismo Democrático

de Juan Luis Cebrián

Propriedade Descrição
ISBN: 9789726109242
Editor: Campo das Letras
Data de Lançamento: abril de 2005
Idioma: Português
Dimensões: 150 x 230 x 20 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 112
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Ensaios
EAN: 9789726109242
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
Juan Luis Cebrián

Jornalista e escritor, foi director do "El País", de cuja empresa editora é, desde finais de 1988, conselheiro. Membro da Real Academia Espanhola, escreveu vários livros de ensaio, entre os quais, "La prensa y la calle, El tamaño del elefante, La España que bosteza" (Taurus, 1992), "El siglo de las sombras e La red" (Taurus, 1998), e novelas como "La rusa, La isla del viento" e "La agonía del dragón". "Francomoribundia" é a sua última novela publicada.

(ver mais)