Wook.pt - O Direito e o Futuro

O Direito e o Futuro

O Futuro e o Direito

de Jacinto Nelson de Miranda Coutinho e António José Avelãs Nunes 

30,28€
Portes
Grátis
em stock
Em stock - Envio imediato
portes grátis
Sinopse

Palavras Breves no Lugar do Prefácio

Tudo começou em Fevereiro de 2002, na Fazenda Cainã, um ponto de paragem numa antiga rota de tropeiros, perto de Curitiba. O pai da ideia foi o Professor Jacinto Nelson de Miranda Coutinho. Começámos então a considerar-nos um grupo de amigos que gostam de conversar sobre muitas coisas, até sobre Direito, e que se descobriu como tal na Fazenda Cainã. Somos, por isso, o Grupo Cainã.
Para aquele primeiro Encontro, o Prof. Jacinto Coutinho insistiu em que eu tinha de estar presente. Para explicar o que tinha mudado em Portugal entre 1974-1980 e 2002. Não escrevi nenhum texto, nem saiu nenhuma comunicação minha no livro que resultou do / Encontro Cainã. Livro que foi um êxito, porque nele colaboraram juristas de grande qualidade e porque o tema - A Constituição Dirigente - era um tema rico e chamativo.
Entre professores de Direito, eu era a excepção. Professor da Faculdade de Direito de Coimbra, sou jurista de formação e procuro ajudar a formar bons juristas. Ensinando Economia Política aos meus alunos. Acontece que eu sou o mais velho dos 'fundadores' do Grupo Cainã, o que representa para mim um pesado fardo de responsabilidades... Em contrapartida, tenho beneficiado, por este facto, da conhecida influência da cultura africana na cultura brasileira. Como sabemos, o mais velho é, na África, uma entidade respeitável, uma espécie de Instituição. Daí que os meus amigos do Grupo Cainã insistam, desde 2002, em que eu participe nos trabalhos do Grupo, enganando-se a si próprios ao tentarem enganar-me a mim, no esforço para tentarem convencer-me de que eu sou um jurista que vale a pena ouvir e ler. Eu não acredito nesta tese deles. Mas faço de contas...E tenho comparecido quase sempre (menos ao encontro perto de Belém do Pará, na praia do Paraíso, vejam só...) e até tenho apresentado comunicações. Tudo isto porque me honro muito de os ter como Amigos e não quero perder nada do privilégio de poder beneficiar do convívio pessoal e intelectual com eles. Em 2003, para os homenagear, ofereci-me para organizar o III Encontro Cainã, bem no 'Portugal profundo', numa pequena vila da Beira Alta, Celorico da Beira, mais ou menos a meio caminho entre Coimbra e Salamanca. Com o passar dos anos, o modo como têm tratado o mais velho aumenta dia-a-dia a minha dívida de gratidão para com eles, tantas as demonstrações de afecto, de amizade e de consideração que não posso esquecer. Por isso senti necessidade de um novo gesto de reconhecimento da minha parte. E, numa tentativa bem intencionada de reduzir aquela dívida, propus-lhes que fizésse-mos perto de Coimbra o VII Encontro Cainã. Recebi deles mais uma prova de confiança ao aceitarem a minha proposta. Dado o êxito dos Encontros anteriores, eu sabia que o desafio não era pequeno. E trabalhei para não desmerecer tanta confiança.
Tive o apoio do IDET, (Instituto de Direito das Empresas e do Trabalho, da Faculdade de Direito de Coimbra) e o patrocínio financeiro do Banco BPI, da Fundação Calouste Gulbenkian, da Fundação Eng° António de Almeida, da Fundação Luso-Americana, do ITAÚSA Portugal, da Coimbra Editora e das Edições Almedina. A todas estas entidades estou muito grato. Como grato estou aos Colegas da minha Faculdade que aceitaram o meu convite para participar nos trabalhos deste nosso Encontro no Buçaco.
Como sempre tem acontecido, destes três dias de trabalho (sete horas por dia, a apresentar as comunicações e a debatê-las, todos lamentando que o tempo continue a ser um bem escasso), saiu o livro que agora apresento ao público em geral. A meu ver, é um conjunto de estudos muito sérios glosando, cada um a seu modo, o tema que sugeri: O Direito e o Futuro. O Futuro do Direito. Do livro só me pertence o título. Quanto ao mais, a minha responsabilidade como organizador deste Encontro aconselhou-me a não me incluir no elenco dos palestrantes, garantindo assim a elevada qualidade dos textos a publicar. Os méritos deste livro pertencem, pois, por inteiro, aos Colegas brasileiros do Grupo Cainã e aos Colegas da Faculdade de Direito de Coimbra. Bem hajam todos. Só lamento não termos chegado ainda ao apuro técnico que permitisse a inclusão das intervenções nos debates. Posso garantir aos leitores que o livro ficaria ainda mais interessante.
Este Encontro de professores de várias Universidades brasileiras com professores da Faculdade de Direito de Coimbra foi mais uma pedra na grande construção que há anos me esforço por ajudar a construir: a aproximação entre as nossas duas comunidades. Somos um grupo de Amigos que vem trabalhando, desde o primeiro dia, lá na Fazenda Cainã, para louvar a amizade e para dela tirar proveito, no plano afectivo e no plano intelectual. Creio que saímos do Buçaco mais amigos do que antes e mais preparados para enfrentar as 'safadezas' da vida. E espero que este VII Encontro Cainã, para além de ter consolidado a nossa amizade, possa também ter sido um exercício feliz das nossas preocupações e das nossas responsabilidades como juristas, como professores e até como cidadãos. A leitura destes belos textos conforta-me na convicção de que aconteceu isto mesmo. Por isso me sinto feliz por poder apresentá-los, na forma de livro e na companhia do Doutor Jacinto de Miranda Coutinho, aos leitores interessados, em Portugal e no Brasil.
Coimbra, 31 de Março de 2008
ANTÓNIO JOSÉ AVELÃS NUNES

Breves Palavras

O Jacinto disse-me ter vindo a Brasília por outras razões, mas estou certo de que ainda que elas não existissem viria até aqui para fazer valer o seu poder de convicção. Passou pela minha casa na hora do almoço, falamos rapidamente e, ao sair, deixou-me as Palavras breves, do Professor Avelãs Nunes, dizendo que a mim caberia escrever algumas linhas apresentando a coletânea de nossos textos do VII Encontro Cainã. Quando me dei conta do que estava acontecendo ele já se fora, literalmente em fuga. Depois disso nunca o encontro por telefone e ele me manda dizer, diariamente, que sou responsável por injustificável demora na impressão do livro. Coloca-me mal comigo, pois não sou o indicado para escrever esta apresentação, e com o António, que há-de estar imaginando que sou um relapso. Quem tem amigos assim não precisa de desafetos... Melhor: quem tem amigos assim se farta tanto de amizade que os desafetos, quando e se os há, não pesam nada. O fato, contudo, é que me encanta a oportunidade de escrever estas breves palavras e tenho é de agradecer ao Jacinto pela ursada que me fez, qual se dizia antigamente.
Cainã é um modo de ser com simplicidade. Um estado de espírito que envolve as pessoas, de sorte que nenhum de nós se julga mais importante do que o outro. De modo que nenhum de nós necessita afirmar-se perante os demais. Daí que os pretensiosos não se sentem à vontade entre nós. Acabam não retornando.
Esse clima é uma construção do Professor António José Avelãs Nunes, meu amigo dueto. Cainã é como é em função da coerência que ele ensina. Por isso mesmo tem sido espaço de prática da lealdade intelectual e afetiva. Como convém aos que estão dispostos a aprender com os outros e não se empanturram de si mesmos.
Sou, após o António, o mais velho do grupo (ainda que somente em termos de idade, eis que em rigor nos conservamos contemporâneos aos mais moços). Daí que, por obra do Jacinto, cabe-me acompanhar o António na apresentação deste livro. A suas palavras breves correspondem estas minhas breves palavras, que nada são, todavia, senão o eco esmaecido do que lá já está escrito. Assim tem sido entre nós, frequentemente. Como ocorre sempre, aliás, em relação a todos os que têm o exemplo de um irmão mais velho, como ele, a seguir. O livro deste VII Encontro Cainã realmente não traz nenhum ensaio do António, mas é todo ele e o que ele tem inspirado no grupo de amigos reunido ao seu redor.
Brasília, 14 de Abril de 2008
EROS ROBERTO GRAU

O Direito e o Futuro
de Jacinto Nelson de Miranda Coutinho e António José Avelãs Nunes 
ISBN: 9789724035017Edição ou reimpressão: Editor: Edições AlmedinaIdioma: PortuguêsDimensões: 161 x 231 x 34 mm Encadernação: Capa mole Páginas: 612Tipo de Produto: Livro Classificação Temática: Livros em Português > Direito > História e Estudos do Direito
X
Coloque aqui o seu comentário
O Direito e o Futuro
a sua avaliação:
X
Obrigado pela sua contribuição!

O seu comentário foi enviado para validação.

Nota:
A WOOK reserva-se ao direito de não validar textos que não se foquem na análise do conteúdo do livro ou produto. Caso pretenda colocar alguma questão sobre o artigo deverá fazê-lo através do Centro de Contacto.
X
imagem
X
alerta de artigo novamente disponível

De momento, este produto não se encontra disponível no fornecedor. Caso o mesmo volte a ficar disponível, poderemos notifica-lo, bastando para tal que nos indique o seu endereço de email.

X
O seu pedido foi registado com sucesso.
Caso este produto fique disponível, será alertado por email
X
wook deve saber
Este eBook pode ser lido em qualquer dispositivo com browser, sem necessidade de fazer o download de qualquer software ou de possuir qualquer tipo de equipamento específico de leitura.
Após a compra, o eBook é disponibilizado de imediato na sua Biblioteca Wook, onde poderá ler e organizar todos os seus eBooks e à qual poderá aceder a partir do site WOOK ou da nossa aplicação (APP).
A versão web da Biblioteca Wook está otimizada para as versões mais recentes dos browsers Google Chrome, Internet Explorer, Safari, Firefox e Edge.
Para otimizar o acesso à sua Biblioteca Wook e ter acesso à opção de leitura em modo offline (sem ligação à internet) deverá instalar a nossa APP de leitura:
X
wook deve saber
Este eBook está encriptado com DRM (Digital rights management) da Adobe e é aberto na aplicação de leitura Adobe Digital Editions (ADE) ou em outras aplicações compatíveis.
Após a compra, o eBook é de imediato disponibilizado na sua área de cliente para efetuar o download.

Para ler este eBook num computador instale a aplicação Adobe Digital Editions.
Antes de instalar o Adobe Digital Editions, veja aqui o vídeo de ajuda:
Para ler este eBook em tablet e smartphone instale a aplicação Adobe Digital Editions para IOS ou Android.
X
wook deve saber
O PDF é um formato de arquivo digital desenvolvido pela Adobe e que disponibiliza uma imagem estática das páginas do livro e, independentemente do dispositivo de leitura, não redimensiona o texto ao tamanho do ecrã do dispositivo.
X
wook deve saber
O ePUB é um formato que proporciona uma excelente experiência de leitura dado que permite o redimensionamento do texto ao ecrã do dispositivo de leitura, aumentar ou diminuir o tamanho do texto, alterar o tipo de fonte, entre outras funcionalidades
X
recomendar
O Direito e o Futuro de Jacinto Nelson de Miranda Coutinho e António José Avelãs Nunes 
Para recomendar esta obra a um amigo basta preencher o seu nome e email, bem como o nome e email da pessoa a quem pretende fazer a sugestão. Se quiser pode ainda acrescentar um pequeno comentário, de seguida clique em enviar o pedido. A sua recomendação será imediatamente enviada em seu nome, para o email da pessoa a quem pretende fazer a recomendação.

A sua identificação:

A identificação da pessoa a quem quer recomendar este titulo:

Se pretende enviar esta recomendação para mais de um endereço de e-mail, separe na caixa anterior os endereços com ",". Ex: abc@abc.pt,xyz@xyz.pt

X
A sua recomendação foi enviada com sucesso!
X
Ocorreu um erro a obter a informação! Por favor tente mais tarde.
X
não encontrou wook procura?
Nós procuramos por si!

A sua identificação:

A identificação do livro que procura:

O seu pedido foi enviado com sucesso!
X
envie esta lista aos seus amigos
lista de desejos

A identificação da pessoa a quem quer enviar esta lista:

X
A sua lista de compras foi enviada com sucesso para .
X
selecione o livro adotado:
X
wook deve saber


Oferta de portes válida para entregas em Portugal Continental, em encomendas de valor igual ou superior a 15€ e para envios em CTT Expresso Dia ou Rede Pickup.
Devolução do valor dos portes em cartão Wookmais para encomendas de valor inferior a 15€.

Nos envios para as ilhas dos Açores e da Madeira, 30% de desconto no envio em CTT Expresso Dia para encomendas de valor superior a 15€ ou devolução daquele valor em cartão Wookmais para encomendas inferiores a 15€. Tipos de envio disponíveis para encomendas até 10 kg.

Promoção válida para encomendas de livros não escolares registadas até 31/12/2017. Descontos ou vantagens não acumuláveis com outras promoções.
X
wook deve saber


A devolução do valor dos portes de envio, em cartão Wookmais, será efetuada 18 dias após a faturação. Oferta válida para uma encomenda com entrega em Portugal.
X
wook deve saber


EM STOCK – ENVIO IMEDIATO
Se a sua encomenda for constituída apenas por produtos com esta disponibilidade e for paga até às 16 horas de um dia útil, será processada de imediato e enviada para o correio no próprio dia. Encomendas pagas após as 16 horas passarão para o processamento do dia útil seguinte. Esta disponibilidade apenas é garantida para uma unidade de cada produto e até 15 minutos após o registo da encomenda.

ENVIO ATÉ X DIAS
Esta disponibilidade indica que o produto não se encontra em stock e que demorará x dias úteis a chegar do fornecedor. Estes produtos, especialmente as edições mais antigas, estão sujeitos à confirmação de preço e disponibilidade de stock no fornecedor.

PRÉLANÇAMENTO
Os produtos com esta disponibilidade têm envio previsto a partir da data de lançamento.

DISPONIBILIDADE IMEDIATA
Tipo de disponibilidade associada aos eBooks, que são disponibilizados de imediato, após o pagamento da encomenda, na sua biblioteca.

Para calcular o tempo de entrega de uma encomenda deverá somar à disponibilidade mais elevada dos artigos que está a encomendar o tempo de entrega associado ao tipo de envio escolhido.

X
a sua lista de desejos encontra-se vazia
Adicione à sua lista de desejos todos os produtos que deseja comprar mais tarde, envie-a aos seus amigos antes do seu aniversário, Natal ou outras datas especiais - quem sabe se eles o surpreendem!
Seja informado sobre promoções destes produtos
X
Ocorreu um erro
Por favor tente novamente mais tarde.
X
atingiu o limite máximo de dispositivos autorizados
Por favor, aceda à area de cliente para gerir os dispositivos ativos.
X
Temos pena de o ver partir!
Pode voltar a subscrever as nossas newsletters a qualquer momento, na sua área de cliente em "Newsletters".
Junte-se à comunidade wook nas redes sociais:
X
wook deve saber


WOOK É O CHECKOUT EXPRESSO?
Esta modalidade de checkout permite-lhe comprar em dois cliques, seguindo diretamente para a confirmação de encomenda.

COMO FUNCIONA?
A encomenda é pré-preenchida com os dados que habitualmente utiliza - morada faturação, morada de entrega, forma de envio e tipo de pagamento. Para finalizar o processo, necessita apenas de confirmar os dados.

POSSO UTILIZAR OS MEUS VALES?
Vales e outros descontos que se encontrem no prazo de validade, serão igualmente considerados automaticamente na encomenda.

CONSIGO ALTERAR OS DADOS DA ENCOMENDA?
Sim. Antes de confirmar, tem ainda a possibilidade de alterar todos os dados e opções de compra.

EXCEÇÕES
O botão do Checkout Expresso só será visível se:
  • Selecionar previamente, na Área Cliente, as moradas habituais de envio e de faturação;
  • Associar uma conta wallet, quando a morada de envio selecionada é no estrangeiro;
  • Não incluir artigos escolares na encomenda.