O Dilema do Porco-Espinho

Como encarar a solidão

de Leandro Karnal; Ilustração: Odilon Moraes
idioma: português do brasil
Editor: Planeta, outubro de 2018 ‧
O poeta Vinicius de Moraes cantava "que é melhor se sofrer junto, que viver feliz sozinho".
Será?
O historiador Leandro Karnal, um dos intelectuais brasileiros que, através de seus livros, palestras e vídeos, nos ajuda a pensar o mundo contemporâneo, discute uma questão presente na vida de todos: a solidão.

A partir de referências de filósofos e da própria Bíblia, de fatos históricos e de romances, ele faz uma reflexão sobre a natureza de viver só - por pouco ou muito tempo, estando ou não acompanhado. Apresenta como a solidão é encarada no cinema, na literatura, na música, nas artes. Mostra que ela pode ser iluminadora e como Deus se revela aos solitários. O mesmo Deus que, segundo Gêneses, teria dito: "Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e corresponda". E expõe como se desenvolveu a tradição judaico-cristã da solidão.

Em O Dilema do Porco-Espinho, Karnal viaja pela modernidade líquida e analisa a solidão no mundo virtual e o isolamento. Discute dos amigos imaginários criados pelas crianças aos pensamentos de alguns filósofos, como Aristóteles, que dizia que a solidão criava deuses e bestas.

Como a solidão é um tema que sempre o acompanhou e, segundo revela o próprio Karnal, tem crescido na maturidade, o autor escreve este livro como um ensaio pessoal. ao dividir suas meditações, o autor convida o leitor, durante o ato da leitura, a deixar a solidão de lado e compartilhar seus pensamentos também.

O Dilema do Porco-Espinho

Como encarar a solidão

de Leandro Karnal; Ilustração: Odilon Moraes

Propriedade Descrição
ISBN: 9788542214369
Editor: Planeta
Data de Lançamento: outubro de 2018
Idioma: Português do Brasil
Dimensões: 208 x 134 x 16 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 192
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Leituras Orientadas
EAN: 9788542214369

SOBRE O AUTOR

Leandro Karnal

Leandro Karnal é historiador e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e doutor em história social pela Universidade de São Paulo, é colunista fixo do jornal Estado de São Paulo, presença diária na Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão e comentarista do Jornal da Cultura. Já lançou mais de 12 livros.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU