O Colonialismo Nunca Existiu! Livro
Sobre
o LivroO objectivo deste livro é articular teoria, metodologia e referências a fenómenos sociais concretos com significados relevantes: colonização europeia, racismo e violência. Pretende ser um contributo para a renovação do pensamento dominante na opinião pública, constituindo um desafio incontornável para as mais variadas disciplinas das ciências sociais e humanidades, cuja credibilidade é indissociável de impulsos renovadores como os propostos pelo autor.
O texto está redigido numa linguagem rigorosa, clara e concisa, que visa ser acessível ao grande público, mas ao mesmo tempo destinada a historiadores, sociólogos, filósofos, antropólogos, psicólogos sociais, criminólogos, jornalistas, especialistas em ciência política, em relações internacionais ou em literaturas voltadas para questões sociais, entre outros.
Pretende-se que seja para o leitor uma janela que, uma vez aberta, permita captar, compreender e interpretar com maior nitidez a permanente recomposição das sociedades das quais cada um de nós é parte integrante.
A História em África foi sempre mais oral que escrita - donde fazer a História desta Parte passa necessariamente pela recolha de depoimentos dos "viventes" e por vivenciar com os mesmos no processo de investigação - fascínio para compreender melhor e, para os amantes das ciências" das humanidades considero mesmo indespensável - critica certeira ao preconceito e às escolas de pensamento único - depois de ler ficará com certeza mais instruído e esclarecido sobre como se formaram ideias pré-concebidas... nos gabinetes de "estudo" a milhares de km de distância física, temática e contextual - o autor revela um compromisso muito forte e honesto numa tentativa de perceber mais e essencialmente muito melhor - está obviamente de parabéns - MUITO INTERESSANTE - REOMENDO.