O Cão de Fila de São Miguel
Património dos Açores
de Tiago Vieira Andrade
Sobre o livro
Sobre
o LivroEste livro procura analisar um canídeo gerado nos Açores em pleno Oceano Atlântico, que vem acompanhando o povo açoriano ao longo dos séculos. Originário da ilha de São Miguel, arquipélago dos Açores, o Cão de Fila de São Miguel é uma raça autóctone portuguesa, reconhecida oficialmente pelo Clube Português de Canicultura e pela Federação Cinológica Internacional. A sua principal função é o controlo e a condução do gado, sendo também um cão de guarda de excelência.
Com o objetivo de dar um conhecimento mais amplo sobre a raça, nasce esta obra, onde se abordam as origens e prováveis ascendentes, as suas funções no passado e no presente, a relação com o povo e a realidade atual da raça. É também um dos objetivos, criarem-se conexões entre a história, a cultura, o património e a natureza.
Todas estas interações com suporte na legislação existente, permitem reforçar a tese de que a raça pode e deverá ser classificada como Património Cultural Imaterial dos Açores.
Excelente livro. Os meus parabéns ao autor.
Recomendo vivamente este livro a todos os apreciadores desta extraordinária e tão portuguesa raça canina, assim como a qualquer apreciador de cães. É uma raça que merece ser reconhecida. Relata a origem do cão de Fila de São Miguel, a sua importância na cultura açoriana, as suas características únicas e apela à necessidade da sua valorização e preservação. Como cuidadora de uma cão desta raça, sinto-me privilegiada, tanto pela história da sua origem como pela sua inteligência e extrema dedicação à família.