O Caderno do Avô Heinrich

de Conceição Dinis Tomé
Editor: Editorial Presença, setembro de 2013 ‧
Heinrich e Jósef conheceram-se na Polónia. Heinrich tinha chegado há pouco tempo da Alemanha, porque o pai não queria que o filho crescesse num país onde então dominavam o ódio, o preconceito, o abuso do poder e todas as formas de fanatismo. Naquele tempo, o homem que tinha subido ao poder resolveu dominar o mundo e perseguir todos aqueles que considerava serem de raças inferiores como os judeus ou os ciganos, e também todas as pessoas que lhe opusessem resistência. Esse homem chamava-se Adolf Hitler. Esta história, escrita com grande sensibilidade, conta-nos como Heinrich, e o seu amigo judeu, Jósef, apesar de tudo o que sofreram, conseguiram manter uma amizade que ficou para a vida. A autora mostra-nos ainda como o amor pelos livros e pela leitura, e a capacidade humana de criar beleza são importantes para promover a paz entre os povos.

O Caderno do Avô Heinrich

de Conceição Dinis Tomé

Propriedade Descrição
ISBN: 9789722351300
Editor: Editorial Presença
Data de Lançamento: setembro de 2013
Idioma: Português
Dimensões: 134 x 203 x 6 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 88
Tipo de produto: Livro
Coleção: Estrela do Mar
Classificação Temática: Livros em Português > Infantis e Juvenis > Literatura Juvenil
EAN: 9789722351300

Trágico

Francisco Jaques

É um livro um pouco trágico, mas bonito.

Merecia ser traduzido

João Macedo

Merece ser traduzido para as mais diversas e importantes línguas estrangeiras. Já foi? Vai ser?

Excelente

Ana Ferreira

De uma sensibilidade extrema, é mais do que um livro sobre os judeus, é um livro sobre a amizade e lealdade. É triste, mas lindíssimo e ganha pela sua simplicidade. Para ler e reler.

Livro para ler, pensar e sentir

Maria Teresa Meireles

A Literatura Juvenil está recheada de vidas fúteis e questões superficiais, de mistérios e aventuras repetidos até à exaustão ou de uma exploração exacerbada da violência e/ou do sentimento. Este é um livro bem escrito, bem pensado e que ajuda a pensar e a sentir. A literatura deve ser capaz de nos pôr no lugar dos outros e «O Caderno do Avô Heinrich» consegue-o.

Excelente

Clarinda

Heinrich e Józef conhecem-se em Varsóvia e tornam-se amigos em circunstâncias difíceis para ambos. Começara a 2ª guerra mundial, a perseguição aos judeus e a quem resistisse ao poder nazi. Apesar de todo o horror, os dois adolescentes criam laços inabaláveis e Heinrich acaba por se arriscar para salvar o amigo. A história é registada pelo próprio Heinrich, anos mais tarde, através das suas memórias dolorosas daquele tempo. A obra é um hino à tolerância, à amizade e à solidariedade, assinalando como a literatura e a música podem unir as pessoas, mesmo em momentos tão trágicos.

Comovente

Claudia

Uma história de amizade e coragem num tempo dominado pelo medo. Um bom livro para iniciar os mais jovens na percepção da 2ª Grande Guerra e nas suas consequências. Apesar de achar que o livro é triste, recomendo pela sua qualidade de escrita e conteúdo histórico.

SOBRE O AUTOR

Conceição Dinis Tomé

Conceição Dinis Tomé nascida em Vila Nova de Famalicão, em 1970, licenciou-se em Ensino de Português-Francês, na Universidade do Minho, e doutorou-se em Estudos Portugueses, na Universidade Aberta. É professora bibliotecária, investigadora e autora de livros infantojuvenis. Venceu o Prémio Literário Centro Cultural do Alto Minho, em 2009, e o Prémio Literário Maria Rosa Colaço, na categoria juvenil, em 2012. Da autora, a Editorial Presença publicou O Caderno do Avô Heinrich, distinguido com aquele prémio, e O Rapaz Que Voou Até ao Mar, o seu mais recente livro.

(ver mais)

LIVROS DA MESMA COLEÇÃO

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU