O Bom Pinheiro Livro
de Maria José Saraiva
Sobre
o LivroEste é um livro que, através de uma história de ficção sobre dois pinheiros - um manso e outro bravo -, alerta as crianças para a conservação da natureza e os perigos a que a floresta está sujeita todos os dias pelas acções descuidadas do homem.
O pinheiro mais velho - o manso - faz de tudo para salvar o mais novo - o bravo - de acções inadvertidas, tempestades, roubo de resina e pragas; este, porém, não lhe dá ouvidos nem quer contar com a sua ajuda, sempre egoísta e insatisfeito, ansioso por ficar com todo o espaço em que ambos estão plantados, junto de uma falésia.
Porém, num dia de muito calor, no pino do Verão, um incêndio propaga-se pelo pinhal e os bombeiros pouco conseguem contra as chamas: o pinheiro manso ainda tenta salvar o companheiro, mas não o consegue. Este cai pela falésia - Para além da história propriamente dita, publicada oportunamente no mês em que costumam começar os grandes calores e, com eles, os grandes incêndios florestais, este livro tem um pequeno apêndice didáctico que explica às crianças as características dos pinheiros (tronco, flores, pinhas, etc.) e as principais e pragas e perigos a que os pinhais estão sujeitos todos os anos.