O Apelo do Objecto Técnico

de José Pinheiro Neves
Editor: Campo das Letras, março de 2007 ‧
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
Venda o seu livro

«Animado por Deleuze e Simondon, este ensaio interroga a "realidade da técnica" (Heidegger), não os objectos técnicos, estabilizados como coisas num espaço. A realidade interrogada é a hibridez da técnica, ou seja, é a técnica como animal ("espécie animal", nas palavras de José Pinheiro Neves), é a liga que mistura orgânico e não orgânico, é o híbrido de humano e não humano, o híbrido de sensibilidade e inorgânico. Neste entendimento, o humano não contraria o não humano em termos substanciais. Por essa razão há quem o identifique com o pós-humano.

A arrojada proposta de sociologia da técnica presente neste livro assinala aquilo a que Perniola chama a versão egípcia da nossa cultura, uma atenção dada ao inorgânico no humano. A figura da "individuação técnica", defendida por José Pinheiro Neves, resume, com efeito, esta ideia de o mundo mineral poder ser alimentado pela excitação de uma inversão. Através dessa inversão, os seres humanos são percebidos como coisas e as coisas, por sua vez, são vistas como seres vivos».

Moisés de Lemos Martins, do Prefácio

O Apelo do Objecto Técnico

de José Pinheiro Neves

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896251154
Editor: Campo das Letras
Data de Lançamento: março de 2007
Idioma: Português
Dimensões: 155 x 230 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 152
Tipo de produto: Livro
Coleção: Comunicação e Sociedade
Classificação Temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Sociologia
EAN: 9789896251154

SOBRE O AUTOR

José Pinheiro Neves

José Pinheiro Neves nasceu na cidade do Porto licenciando-se em Sociologia no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, Lisboa. Após diversas experiências profissionais, trabalha como docente no Departamento de Sociologia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho desde 1989. Doutorou-se em Sociologia com uma tese sobre a técnica nos tempos presentes: "A individuação técnica na actualidade". Mais recentemente, desenvolve pesquisas acerca de agenciamentos sócio-técnicos no âmbito do CICS (Centro de Investigação em Ciências Sociais da Universidade do Minho) e acerca dos efeitos dos novos media no CECS (Centro de Estudos Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho). Tem várias publicações acerca da técnica e o social nas organizações, o pós-estruturalismo na teoria social, a teoria do actor-rede, etc. É membro dos conselhos de redacção das revistas "Configurações" (editada pela Campo das Letras) e "Organizações e Trabalho". Faz parte da direcção da Associação Iberoamericana de Sociologia das Organizações (AISO).
Webpage: http://neves.paginas.sapo.pt

(ver mais)

LIVROS DA MESMA COLEÇÃO