No Rasto das Medusas
de Ali Benjamin
Sobre
o LivroPor vezes, quando te sentes mais sozinho, o mundo decide aceitar-te de volta de forma mágica.
A Suzy sempre foi uma rapariga inteligente e curiosa, e sabe coisas que os outros nem imaginam. Ela é capaz de explicar os padrões de sono das formigas. Sabe que há 150 milhões de picadas de medusas todos os anos. Sabe que em todos nós há cerca de 20 mil milhões de átomos shakespearianos. No entanto, não consegue compreender como é que a vida da sua melhor amiga, a Franny, foi interrompida tão repentinamente… sem explicação.
Ao contrário do que todos dizem, a Suzy está convencida de que a explicação para o desaparecimento da Franny está relacionada com a picada de uma espécie de medusa muito especial. Mas a pessoa que pode ajudá-la a provar a sua teoria vive do outro lado do mundo. Ainda assim, isso não demove a Suzy e, enquanto planeia a sua viagem, recolhe-se num mundo de silêncio, onde aprende coisas maravilhosas sobre o universo que a rodeia e as pessoas à sua volta. A Suzy até pode ter os seus próprios planos, mas o universo também lhe reservou algo que vai mudar a sua vida.
Ainda que nem todas as histórias tenham um final feliz, há sempre novas histórias à espera de acontecer, por vezes onde menos esperamos.
(...)...Esta leitura ensinou-me, cativou-me e maravilhou-me... a forma sublime como está escrita, simples e profunda, complexa e intensa, conseguiu fazer com que eu me voltasse a sentir criança novamente, aquele medo intenso de que algo está a acontecer, e eu vejo a acontecer, mas não acreditam em mim, por eu ser criança... não me levam a sério por ser criança, não me compreendem, por ser criança... aquela inocência e coragem infinita, esperança de que TUDO é possível, se eu assim decidir... Adoro este tipo de histórias, de crianças inteligentes, que têm profundas lutas interiores, se sentem sozinhas e diferentes, que tentam descobrir o seu lugar no mundo... Uma leitura profunda e intensa, lindíssima, que irá agradar a miúdos e graúdos!..(...)