Não Digas Nada
de Mary Kubica
Sobre
o LivroUm thriller psicológico intenso e de leitura compulsiva, Não Digas Nada revela como, mesmo numa família perfeita, nada é o que parece.
Tenho andado a segui-la nos últimos dias. Sei onde faz as compras de supermercado, a que lavandaria vai, onde trabalha. Nunca falei com ela. Não lhe reconheceria o tom de voz. Não sei a cor dos olhos dela ou como eles ficam quando está assustada. Mas vou saber.
Filha de um juiz de sucesso e de uma figura do jet set reprimida, Mia Dennett sempre lutou contra a vida privilegiada dos pais, e tem um trabalho simples como professora de artes visuais numa escola secundária.
Certa noite, Mia decide, inadvertidamente, sair com um estranho que acabou de conhecer num bar. À primeira vista, Colin Thatcher parece ser um homem modesto e inofensivo. Mas acompanhá-lo acabará por se tornar o pior erro da vida de Mia.
Library Journal
«A poderosa estreia de Mary Kubica encorajará comparações com Em Parte Incerta, de Gillian Flynn.»
Publishers Weekly
«O thriller de estreia de Mary Kubica constrói o suspense de forma consistente e obriga o leitor a tentar adivinhar o final até à última página.»
Booklist
Numa palavra? Surpreendente! Contada a várias vozes e dividida em antes e depois do rapto, permite-nos ir aferindo a visão/perspectiva de cada uma delas, criando também a nossa. Tal e qual como um puzzle, com o desenrolar da narrativa (ou das narrativas), as peças vão-se encaixando e tudo passa a fazer sentido no final. Foram horas bem passadas a ler e esta é uma autora a manter debaixo de olho.
Tenho que confessar que, inicialmente, me custou a entrar na estória. A mesma é-nos apresentada segundo três personagens, antes e depois do rapto, o que torna a leitura um pouco confusa. Acaba por ser uma questão de hábito porque,aos poucos, as peças vão encaixando. E o leitor vai entrando facilmente no estilo de escrita da autora que, apesar de fluído, é muito próprio. Diria que este é um thriller pouco convencional. Isto porque vai bem mais além do que se supõe nesse género literário. Tirania, invejas e disputas familiares, repressão, preocupação excessiva com a imagem pública quando se tem poder,... Tudo isto é perfeitamente urdido numa trama que dá que pensar e que podemos associar a alguns casos reais. Mostra-nos também até que ponto alguém se dispõe a passar, publicamente, a antítese daquilo que é na realidade nem que, para isso, tenha que sacrificar os que lhe são mais próximos. O twist final foi excelente mesmo, com uma carga de ironia implícita indirectamente, a que se ajusta perfeitamente o ditado popular: "Quem com ferros mata, com ferros morre". Recomendo em absoluto. Para uma estreia está mesmo muito bom, o livro...
O livro começou bem. Uma história que não é inédita nem 100% original mas que estava a correr bem. A certa altura, lá para o meio parecia que não havia desenvolvimento, que não saia do sítio. O ritmo estava demasiado lento, demasiado calmo, sem momentos de acção, um pouco aborrecido até. Basicamente a filha de um juiz é raptada depois de estar com um desconhecido num bar. Mas o plano inicial era o raptor entregar Mia (a raptada) a outra pessoa e este pedir resgate à família. No entanto acaba por ficar com ela numa cabana no meio de sabe-se lá o quê e não cumpre o prometido. O resumo que aparece atrás do livro fez-me crer que o mesmo seria muito mais mexido, dinâmico, que teria tanta mas tanta acção que ia ser difícil largar. No entanto, depois das 100 e pouco e até às quase 300 páginas parece que a coisa não sai do mesmo lugar, o que é chato. Está dividido entre o antes e o depois do rapto, o que torna a história interessante por um lado mas por outro perde a magia porque já sabemos mais ou menos o que se passou antes sabendo como está o depois. Espero no final do livro surpreender-me porque senão vai ser uma desilusão. E assim foi. As três últimas páginas mudam tudo! https://gocarol.blogs.sapo.pt
História realmente fantástica, que nos prende e envolve do início ao fim. Final surpreendente
tudo parece tão previsível e afinal... uma historia repleta de pormenores que nos fazem identificar com as personagens e cenários. E com o final mais surpreendente de sempre! Adorei!
Um livro que, independentemente do suspense que encontramos em bons thrillers, me deixou introspectiva. É complexa a mente humana. Acontecimentos que nos parecem horríveis, trágicos e cruéis têm quase sempre uma razão de ser. Porquê... porquê...porquê? E quantas vezes se soubéssemos os porquês, nos passaríamos incompreensivelmente ou não, para o lado, supostamente "errado".
Uma história aparentemente simples mas que nos arrebata desde o primeiro momento! Adorei!
Que livro bom de ler; já há muito tempo que não lia algo com tanto entusiasmo. Não me apetece parar de ler mas ao mesmo tempo não quero chegar ao fim do livro.
Este livro é brutal, prende-nos até à última palavra. Uma história muito bem contada, cativante, surpreendente e com um fim totalmente inesperado.
Um thriller muito bem conseguido com um desenrolar diferente do habitual. Numa teia enganosa de sentimentos e emoções, com o constante flashback dos personagens da história, autora prende-nos a atenção numa história com um final surpreendente na qual, sem dúvida, se adapta a frase "Nem tudo é o que parece". Adorei o livro!
Não costumo ler policiais, mas este prendeu-me da primeira à ultima página. O final é completamente imprevisível
Amei este livro da primeira à última página, com muito suspense,escrita fácil, adorei também muito o "Antes e Depois" e sem dúvida que recomendo este thriller psicológico!
Um enredo fora do comum, um rapto inabitual, personagens intrigantes e enigmáticas, um final inesperado mas genial. Em suma, um conjunto de ingredientes apetecíveis que nos impedem de parar de ler.
Que forma espantosa de escrever. Fiquei a adorar o Antes e o Depois! Como o poder da mente humana vence em favor dos fracos. É Uma história surpreendente, adorei.
Houve momentos mais parados, mas o final... Vale a pena sem dúvida!! Aconselho, um livro a não perder
Arrepiante!! Nem tudo é o que parece... Mas que este é um excelente livro que nos prende à sua leitura, isso é um facto!
É, de facto, um excelente thriller psicológico..muito bem estruturado, envolvente, de fácil leitura e que nos mostra (direta ou indiretamente) ao longo de toda a trama, a mente humana e aquilo que as pessoas são capazes de fazer ou não (!!) em determinadas situações e para atingir determinados fins...e, nem tudo é o que parece...! Recomendo :)
Magnifico triller, onde nada é o que parece e apenas no fim, mesmo mesmo no fim, se conhece a trama por trás da história. Excelente livro! Recomendo!
De facto, tudo o que posso dizer deste livro é que foi uma grande surpresa e vão, com certeza, gostar de ler! A forma como está estruturado, alternando entre o "antes" e o "depois", mostra-nos uma família preocupada (ou não) pelo desaparecimento de Mia, e a vida depois do seu resgate das mãos do sequestrador. Nesta história nada é o que parece, e o grande segredo só será revelado no final que, garanto, é surpreendente! Leiam e descubram! E, fazendo jus ao título do livro, mais não digo!