Não Chames Noite à Noite
Livro 1
de Amos Oz
Sobre
o LivroEm Tel Keidar, uma pequena cidade situada junto ao deserto de Neguev, a morte brutal de um jovem adolescente, provavelmente por "overdose", vai interferir no equilíbrio íntimo do casal Theo/Noa, fragilizado pela diferença de idades, pela ausência de filhos, pelo tédio e pela incomunicabilidade.
Com um virtuosismo inexcedível, Amos Oz faz alternar essas duas vozes narrativas, a de Theo e a de Noa, juntando-lhes ainda a do narrador, cronista anónimo que por vezes cede a palavra ao "coro" dos habitantes da cidade.
Desse modo, como que juntando progressivamente todas as peças de um "puzzle", o romance faz-nos penetrar na intimidade mais profunda de dois seres, ao mesmo tempo que nos retrata as tensões de uma pequena comunidade, recheada de personagens excessivos e pitorescos.
"Só um escritor da estatura de Amos Oz poderia transformar uma história tão simples num romance tão poderoso e eloquente. Não Chames à Noite Noite é uma tragicomédia de mestre sobre a meia-idade da vida, quando a energia se desvanece e a sabedoria não consegue ainda compensar esse vazio." - David Robson